Skip to content

Urnas impõe amarga derrota para Vanderlan e Izaura Cardoso em Goiânia e Senador Canedo

Havia expectativa de ambos tem projetos exitosos, mas o que se viu foram duas amargas derrotas


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 07/10/2024 - 11:06

Vanderlan e Izaura Cardoso não prosperam nas urnas eletrônicas(Foto: Divulgação)

A eleição de 2024 trouxe resultados desastrosos para a família Cardoso, que esperava um resultado positivo em duas importantes cidades na região metropolitana de Goiânia. A ex-primeira-dama de Senador Canedo, Izaura Cardoso (PSD), e seu marido, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), sofreram derrotas expressivas em suas respectivas campanhas para as prefeituras de Senador Canedo e na capital. Vale lembrar, Cardoso disputou as duas eleições anteriores sempre chegando ao segundo turno e até o começo do período eleitoral, liderava todas as pesquisas de intenção de voto.

Izaura Cardoso, que também é suplente de senadora, entrou na disputa em Senador Canedo com grandes expectativas. No entanto, as urnas impuseram uma derrota amarga. Com 22,42% dos votos válidos, Izaura ficou em terceiro lugar, atrás da Dra. Cristiane Pina (Solidariedade), que obteve 24,33% dos votos e se destacou como a grande revelação desta eleição no município. O atual prefeito, Fernando Pellozo (União Brasil), foi reeleito com 41,98%, consolidando sua liderança e frustrando as chances de Izaura voltar ao poder local.

A campanha de Izaura começou com bons prognósticos, mas ela nunca conseguiu figurar na primeira posição em pesquisas de intenção de voto. Para completar, sua candidatura foi perdendo força ao longo do processo eleitoral, enquanto Cristiane Pina e Fernando Pellozo ampliavam suas bases de apoio, resultando na queda da ex-primeira-dama na reta final.

A derrota de Izaura não foi o único revés para a família Cardoso. O senador Vanderlan Cardoso, que também tentava um novo desafio como prefeito de Goiânia, ficou em uma decepcionante quarta posição na disputa, com apenas 6,57% das intenções de voto.

Vanderlan entrou na campanha com a expectativa de repetir o sucesso de suas passagens anteriores como prefeito de Senador Canedo. Como já mencionado, havia a expectativa de ter seu nome no segundo turno, feito que havia conseguido em 2016 e 2020, derrotado para lideranças históricas do MDB: os ex-governadores de Goiás, Iris Rezende e Maguito Vilela.

Entretanto acabou se desidratando e foi até pelo O jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) que obteve 6,81% em sua primeira disputa a Prefeitura de Goiânia. Já a deputada federal Adriana Accorsi (PT) garantiu 24,44% dos votos, enquanto o ex-deputado federal Sandro Mabel conquistou 27,66%, ficando em segundo lugar. O vencedor da eleição em Goiânia foi o bolsonarista e ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), que liderou a corrida com 31,14% dos votos.

Assim como sua esposa, Vanderlan Cardoso havia começado a disputa com uma projeção positiva nas pesquisas, mas sua candidatura foi se desidratando ao longo da campanha, o que resultou em uma derrota inesperada. As pesquisas já apontavam um cenário negativo, mas Cardoso preferia ignorar e insinuar uma eventual fraude em torno dos números que os institutos mostravam.

 

Pesquisa