Skip to content

Comércio goiano cresce pelo 10° mês seguido

Comércio varejista supera média nacional e impulsiona economia estadual com alta nas vendas de diversos setores


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 14/11/2024 - 10:57

Em setembro, o comércio em Goiás cresce 6%, completando dez meses seguidos de alta. Foto: Reprodução

O comércio goiano teve em setembro o décimo mês consecutivo de crescimento. Com uma alta de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, o desempenho do setor supera a média nacional, que foi de 2,1%. Esse bom resultado se deve ao crescimento nas vendas de produtos farmacêuticos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, além de alimentos vendidos em hipermercados e supermercados.

De acordo com o Instituto Mauro Borges (IMB), que analisou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o comércio varejista de Goiás acumulou alta de 4,6% nos últimos 12 meses. O crescimento também se refletiu no varejo ampliado. Com as vendas de veículos e peças, o setor alcançou um aumento de 11,6% em setembro, e de 9,2% no acumulado do ano e dos últimos 12 meses.

Além disso, Goiás registrou um crescimento superior ao da média nacional também no acumulado do ano, com 4,8%, enquanto o índice brasileiro foi de 3,9% nos últimos 12 meses. Para o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o desempenho mostra a importância do comércio para o desenvolvimento econômico do estado. Segundo ele, o crescimento contínuo nos últimos dez meses fortalece a economia local.

A Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, acompanha a receita das empresas com 20 ou mais funcionários no varejo, e confirma o dinamismo do comércio goiano, que permanece em expansão contínua e acima da média nacional.

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e colaboradora no jornal Tribuna do Planalto, nas editorias de cidades, educação, economia e diversão e arte.

Pesquisa