Skip to content

Prefeito de Iporá é alvo de operação por suspeita de fraudes milionárias na saúde municipal


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 27/11/2024 - 09:47

Naçoitan Leite, prefeito de Iporá (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), que investiga um esquema de fraudes milionárias na área da saúde do município. A ação também mira quatro empresas fornecedoras de insumos médicos para unidades de saúde da cidade e agentes públicos.

A operação, que conta com o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, teve como alvos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Iporá, empresas locais e endereços em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Santo Antônio de Goiás, Cezarina e Palmas (TO).

De acordo com a Polícia Civil, a investigação busca desarticular um esquema que teria desviado recursos destinados à aquisição de insumos e equipamentos para a saúde pública, comprometendo os serviços oferecidos à população. A suspeita é de que empresas envolvidas no esquema foram favorecidas em processos licitatórios fraudulentos.

As investigações têm com objeto 37 procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Iporá/GO no ano de 2021, que culminaram na celebração de diversos contratos na área de saúde com quatro pessoas jurídicas distintas.

Levando em consideração o valor dos empenhos realizados às quatro empresas e o sobrepreço identificado, o dano ao patrimônio público supera o montante de R$ 5 milhões.

Ver tradução

 

Pesquisa