A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 promete fortes emoções neste domingo (6). Com início às 16h em todos os jogos, as partidas definirão o campeão da temporada e o último time a ser rebaixado para a Série B.
A disputa pelo título está entre Botafogo e Palmeiras. Líder com 76 pontos, o Botafogo, que já conquistou a Libertadores nesta temporada, depende apenas de um empate diante do São Paulo, no Nilton Santos, para assegurar o troféu. A conquista encerraria um jejum de 29 anos no Brasileirão.
Mesmo em caso de derrota, o Glorioso pode ser campeão se o Palmeiras não vencer o Fluminense no Allianz Parque.
Para o Verdão, a missão é mais complicada: precisa vencer o Tricolor carioca e torcer para que o São Paulo derrote o Botafogo. Nesse cenário, ambos terminariam com 76 pontos, mas o Palmeiras levaria o tricampeonato consecutivo por ter uma vitória a mais, critério de desempate.
Rebaixamento: Galo, Furacão, Flu ou Bragantino?
Com Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá já rebaixados, resta uma vaga na Série B para ser definida. A briga envolve Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense e Bragantino, com cenários que prometem emoção até os minutos finais.
Bragantino (17º, 41 pontos)
Na posição mais delicada, o Massa Bruta precisa vencer o Criciúma, já rebaixado, para garantir a permanência. Qualquer outro resultado rebaixa o time de Bragança Paulista, que tem menos vitórias que os concorrentes.
Fluminense (15º, 43 pontos)
O Tricolor das Laranjeiras enfrenta o Palmeiras fora de casa, em um confronto decisivo para ambas as equipes. O Fluminense pode escapar até mesmo com uma derrota, desde que o Bragantino não vença ou o Athletico-PR perca. Porém, um empate seria suficiente para assegurar a permanência sem depender de outros resultados.
Atlético-MG (14º, 44 pontos)
Em confronto direto contra o Athletico-PR, o Galo joga por um empate na Arena MRV para garantir a permanência. Apesar da vantagem, o time mineiro vive péssima fase e não vence há 12 jogos. O duelo será disputado com portões fechados, devido a uma punição recebida após confusões na final da Copa do Brasil.
Athletico-PR (16º, 42 pontos)
O Furacão precisa vencer o Atlético-MG para não depender de outros resultados. Um empate pode salvar ambas as equipes, desde que o Fluminense perca e o Bragantino não vença. Porém, em caso de vitória do Massa Bruta e empate do Flu, o resultado seria insuficiente para os paranaenses.