O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, inaugura na próxima segunda-feira, 12, às 9h, a primeira usina solar de um hospital da rede estadual de saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel e foi contemplada pela chamada pública da Equatorial Goiás em 2023. Com investimento de R$ 998.423,59, o projeto inclui a instalação de 300 painéis fotovoltaicos, que gerarão 330 MWh/ano.
Além disso, a usina solar trará economia significativa ao HCN, ao reduzir os gastos com energia elétrica e diminuir a emissão de aproximadamente 1.000 toneladas de CO2 por ano. Esse avanço reforça o compromisso com a sustentabilidade, alinhando a gestão hospitalar às boas práticas ambientais e beneficiando diretamente pacientes e a comunidade.
O projeto vai além da geração de energia renovável. Ele também engloba ações como troca de lâmpadas externas por opções mais eficientes, monitoramento do consumo de água e energia, e gerenciamento adequado de resíduos sólidos. De antemão, essas medidas destacam o HCN como referência em práticas ambientais responsáveis na área de saúde pública.
De acordo com João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN, “este projeto visionário pavimenta o caminho para um futuro mais sustentável, reduzindo a pegada de carbono e promovendo um impacto positivo no meio ambiente”. Acima de tudo, o HCN reafirma sua liderança em inovação e sustentabilidade no Centro-Norte goiano.