O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (União Brasil), tomou posse nesta segunda-feira (17) como presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. A cerimônia ocorreu em João Pessoa (PB) e contou com a presença de parlamentares de diversas unidades da federação, tanto de forma presencial quanto online.
Peixoto foi eleito por unanimidade durante a 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado. Ele comandará a entidade por um ano.
A solenidade foi conduzida pela agora ex-presidente da Unale, deputada Jucelia Oliveira (Republicanos-RJ). Durante a posse, também assumiram suas funções na diretoria o deputado Marcelo Santos (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, como vice-presidente, e Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que comandará a secretaria-geral.
Ao assumir a presidência do colegiado, Bruno Peixoto ressaltou que sua gestão será focada na integração entre os estados, no compartilhamento de boas práticas de governança e na ampliação da representatividade dos legislativos estaduais nas decisões nacionais.
Entre os temas prioritários de sua gestão estão a uniformização das emendas impositivas entre as Assembleias, a autonomia dos parlamentos estaduais e a garantia do repasse integral e pontual do duodécimo pelos Executivos estaduais.
Peixoto defendeu a necessidade de alterar o artigo 24 da Constituição Federal para ampliar a autonomia das Assembleias Legislativas, possibilitando maior capacidade de legislação sobre temas como tributação, saúde e segurança pública. Ele também enfatizou a importância da Unale como canal de unificação e fortalecimento do Poder Legislativo Estadual no Brasil.
Do Parlamento goiano, participaram os deputados Cairo Salim (PSD), Coronel Adailton (Solidariedade), Jamil Calife (PP), Karlos Cabral (PSB), Lucas do Vale (MDB) e Talles Barreto (União Brasil). O deputado Coronel Adailton, atualmente, também ocupa a Diretoria-Executiva da Unale representando o Estado de Goiás.