Papa Francisco emocionou milhares de fiéis ao aparecer na manhã deste domingo (13) na Praça de São Pedro, durante a celebração do Domingo de Ramos. Acima de tudo, o gesto foi visto como um sinal de fé e resistência do pontífice, que se recupera de uma internação por infecção respiratória. Sem respirador nasal e em cadeira de rodas, ele cumprimentou os presentes e desejou uma abençoada Semana Santa. A presença do líder católico, que não estava confirmada pela Santa Sé, gerou surpresa e comoção entre os cerca de 40 mil fiéis reunidos no local.
Papa Francisco, que deixou o hospital há três semanas, tem enfrentado um período de convalescença. De antemão, os médicos haviam recomendado repouso absoluto por dois meses. Mesmo assim, ele compareceu ao sagrado da praça logo após a missa celebrada pelo cardeal Leonardo Sandri. Durante o Angelus, o pontífice afirmou que todos carregam dores, sejam físicas ou emocionais, e que a fé ajuda a enfrentá-las com coragem. Então, reforçou que mesmo diante da fragilidade, como a vivida por Jesus no Calvário, é possível encontrar força no abraço de Deus.
Além disso, Francisco agradeceu pelas orações recebidas durante sua recuperação. Desde já, fez questão de dizer que ora por todos, especialmente pelos que sofrem com guerras, desastres naturais e pobreza. No sábado, ele visitou a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e durante a semana, recebeu o rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido. O Papa destacou a importância da compaixão e da ternura divina, e pediu que todos se unam em oração durante a Semana Santa — tempo em que se recorda a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
“Obrigado a todos”: as primeiras palavras do Papa ao receber alta