Skip to content

TCE multa fiscal da Emater por irregularidades em contrato


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 07/05/2025 - 18:06

TCE aplicou multa a fiscal de contrato da Emater

O fiscal de um contrato firmado entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e uma empresa de construção civil foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) em razão de diversas irregularidades na execução dos serviços. O processo foi relatado pela conselheira Carla Santillo e julgado na sessão plenária virtual de quarta-feira (30/abr).

As irregularidades foram levantadas pelos fiscais do TCE-GO durante a fiscalização do processo licitatório e de sua execução, consistindo nas pesquisas de preços e nos custos de termos aditivos para reequilíbrio de preços, resultando em pagamentos mais elevados à contratada.

Defesa
O Tribunal oportunizou a defesa das partes envolvidas e, ao final, concluiu-se pela procedência parcial das justificativas, com aplicação de multa ao servidor fiscal técnico do contrato, no percentual de 10% do valor de referência do TCE-GO, pela prática de ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico e medidas para apurar os danos.

Além da multa, o Tribunal determinou à Emater a instauração de tomada de contas especial para a apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano causado aos cofres públicos.

CCJ pede explicações para votar crédito suplementar de R$ 10 milhões para Seinfra

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa