Skip to content

Educação doa mais de 200 mil livros que estavam em galpão

Livros fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), estavam armazenados por gestões anteriores e foram doados para 11 cidades do Estado de Goiás


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 26/05/2025 - 08:08

Livros armazenados em galpões estão em ótimo estado e devem ser utilizados em Goiânia e outros Municípios (Foto: SME)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), já distribuiu mais de 200 mil livros didáticos às escolas de Goiânia e de outros municípios goianos. As coleções de todos os componentes curriculares estavam em ótimo estado de conservação e ocupavam dois galpões alugados por outras gestões somente para tal finalidade. Esses espaços já foram devolvidos aos respectivos donos, política que tem sido uma das prioridades na gestão de Sandro Mabel para gerar economia ao município.

Os livros que estavam armazenados foram adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), uma política pública executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação, que disponibiliza às escolas públicas do país, obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma regular e gratuita.

São livros destinados aos estudantes e professores dos anos iniciais (1°ao 5° ano) e finais (6°ao 9°ano) do ensino fundamental. Em Goiânia, mais de 200 escolas municipais já buscaram os livros didáticos nos galpões e vão beneficiar alunos da Rede Municipal de Goiânia. Roberta Alves, servidora da reserva técnica, responsável pelo levantamento desses livros, informa que ainda há vários exemplares para doações.

Outros 11 municípios goianos buscaram coleções: Anápolis, Buritinópolis, Crixás, Cocalzinho de Goiás, Chapadão do Céu, Pirenópolis, Planaltina, Quirinópolis, Itapuranga, Arenópolis e Petrolina. Os exemplares também serão distribuídos para estudantes de São Miguel do Araguaia, Vianópolis, Jataí e Alexânia.

Galpões
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia iniciou a entrega de novos uniformes para os estudantes novatos da rede municipal de ensino. Ao todo, são aproximadamente 100 mil peças de vestimenta e 19 mil pares de tênis, que estavam armazenados em um galpão alugado.

Os uniformes foram organizados e encaminhados para as cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Muitos diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) já retiraram os itens para distribuição em suas unidades educacionais.

Semana terá manhãs com temperaturas amenas em todo o estado

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa