Skip to content

Inmet publica alerta amarelo para baixa umidade do ar em Goiás

A condição climática requer cuidados e o reforço de atenção à hidratação, principalmente de crianças e idosos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 09/07/2025 - 06:06

Alerta baixa umidade hidratação
Goiás está sob alerta para baixa umidade do ar: hidratação é necessária (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar no Estado de Goiás, que teve início às 11 horas desta terça-feira (8). De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20% nas horas mais quentes do dia. Apesar do desconforto, é baixo o risco de incêndios florestais e à saúde.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também emitiu alerta para a baixa umidade relativa do ar em Goiás nesta terça-feira (8). De acordo com o órgão, em algumas localidades, a umidade do ar pode cair a 21% no período da tarde, o que corresponde ao nível de atenção. A condição climática requer cuidados e o reforço de atenção à hidratação, principalmente de crianças e idosos, que são mais vulneráveis.

A quarta-feira terá temperaturas amenas no período da manhã e no final da tarde e à noite. A população deve continuar convivendo com a combinação de temperaturas mais baixas nas horas iniciais da manhã, especialmente perto do nascer do sol, e com a baixa umidade relativa do ar. Nos horários mais quentes, a umidade mínima do ar deve continuar variando entre 21% e 30%, alerta o Cimehgo.

O clima nesta quarta terá predomínio de sol, com temperaturas mínimas amenas de manhã. Já no período da tarde, as máximas estarão em elevação, ao mesmo tempo em que a umidade relativa do ar cai, o que é natural para essa época do ano, de acordo com o Cimehgo. Esse clima, com grandes oscilação entre mínimas e máximas e baixa umidade do ar, contribui para o aumento de doenças respiratórias.

Em Goiânia também haverá predomínio de sol, com a temperatura máxima podendo chegar a 29 graus e umidade relativa do ar variando entre 28% e 80%. O nascer do sol será às 6h46 e o pôr do sol, às 17h57.

Orientações
O Inmet publicou orientações para lidar com as condições climáticas adversas, começando pela necessidade de maior hidratação e para evitar desgaste físico nas horas mais secas e se expor ao sol

Veja as instruções do Inmet:

1. Beba bastante líquido.

2. Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.

3. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

4. Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

5. Evite bebidas diuréticas (café e álcool).

6. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

7. Atividades físicas não são recomendadas. 8. Evite desgaste físico nas horas mais secas.

Prefeitura contesta Fundahc e afirma que repasses seguem produção real das maternidades

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa