O estado de Goiás acaba de receber um importante reforço na área da saúde com a chegada de 76 novos médicos do Programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal que visa ampliar a cobertura da atenção primária em áreas de maior vulnerabilidade social. Os profissionais começaram a integrar, a partir desta segunda-feira (7), as equipes de Saúde da Família, atuando diretamente para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera dos pacientes.
O programa, que nesta última etapa selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) em todo o Brasil, registrou um recorde de inscritos, com mais de 45 mil candidatos disputando as vagas.
Desde o dia 2 de julho, os médicos formados no Brasil e registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) começaram a ser alocados nas regiões atendidas pelo programa. Já os médicos brasileiros formados no exterior passarão, a partir de 4 de agosto, pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) — um treinamento especializado para atuação em urgência, emergência e no combate a doenças prevalentes nas localidades onde atuarão.
Os novos profissionais são fundamentais para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que atua na prevenção, acompanhamento e promoção da saúde da população. Com o uso do prontuário eletrônico e fluxos de atendimento otimizados, o programa contribui para agilizar o acesso dos pacientes a consultas e tratamentos de média e alta complexidade. “São mais de 3 mil médicos que iniciam suas atividades no programa, melhorando a qualidade do atendimento e diminuindo o tempo de espera. Além disso, o Mais Médicos investe na formação e qualificação contínua desses profissionais, oferecendo especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família”, destacou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
Distribuição estratégica
A distribuição das vagas do Mais Médicos foi planejada com base no estudo Demografia Médica 2025, realizado pelo Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo (USP) e Associação Médica Brasileira (AMB). O estudo avalia a proporção de médicos por habitantes em diferentes regiões, priorizando áreas com menor número de profissionais. Do total de vagas ofertadas, 75,1% foram destinadas a municípios de pequeno porte, 11,1% a municípios de médio porte e 13,8% a grandes municípios, todos considerados de maior vulnerabilidade social.
Programa beneficia mais de 63 milhões de brasileiros. Atualmente, o Programa Mais Médicos conta com aproximadamente 24,7 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios, cobrindo 94% do território nacional. A meta do governo federal é alcançar a marca de 28 mil médicos para ampliar ainda mais o atendimento à população. Com essa iniciativa, o Mais Médicos garante assistência básica a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país, especialmente nas regiões mais necessitadas.