Durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Goiânia, autoridades do governo federal e representantes estudantis reforçaram, em uníssono, a defesa da soberania nacional, da democracia e do investimento em políticas públicas para a juventude. As falas, marcadas por críticas aos cortes de orçamento, ao novo arcabouço fiscal e à impunidade dos atos antidemocráticos, evidenciaram uma aliança entre os estudantes e o governo na disputa por um Brasil mais justo e inclusivo.
Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, foi o primeiro a falar e fez um chamado enfático à mobilização nacional em defesa do país.“É hora de gritar por justiça tributária, por reforma tributária justa. Unificar o Brasil contra os traidores que foram ao exterior para envergonhar nossa bandeira. Vamos defender o Brasil e os brasileiros de verdade.”
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, resgatou a força histórica da UNE nas lutas democráticas e puxou o coro com os estudantes.
“A UNE somos nós, nossa força e nossa voz! Estamos do lado certo da história: o lado do Brasil, não dos traidores que querem atacar nossa democracia.” afirmou.
A educação foi pauta central na fala do ministro Camilo Santana, da Educação, que relembrou o desmonte vivido durante o governo anterior. “Tivemos em 2021 e 2022 o pior orçamento da história da educação. Agora estamos restaurando os investimentos em assistência estudantil para os povos indígenas e quilombolas, além da construção de novos câmpus de ensino. Recompomos o orçamento das universidades e vamos seguir avançando.”
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também participou do encontro e reafirmou o compromisso com os investimentos na área. “A cultura voltou a ser valorizada como instrumento de identidade, transformação e desenvolvimento social.”
Representando a UNE, Manuella Mirella, presidente da entidade, ecoou críticas ao imperialismo norte-americano e ao desmonte das políticas educacionais. “Trump, tire suas mãos do Brasil! Somos nós que defendemos o futuro dessa nação. Aqui prestamos continência à nossa verdadeira bandeira, a bandeira do povo brasileiro. Queremos justiça pelo 8 de janeiro e investimento fixo em educação. O Brasil é nosso e não deles.”
Leia mais: Estudantes defendem Lula e atacam Trump e Bolsonaro, em evento da UNE
Arthur Oliveira é estagiário da Tribuna do Planalto sob supervisão de Carla Borges














