Skip to content

Caneta injetável contra obesidade desenvolvida no Brasil começa a ser vendida nas farmácias

Os medicamentos têm preço sugerido a partir de R$ 307,26 e devem chegar ao mercado com valores entre 10% e 20% inferiores aos praticados por marcas de referência


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 04/08/2025 - 08:54

Caneta injetável contra obesidade desenvolvida no Brasil começa a ser vendida nas farmácias
Inicia hoje a comercialização do Olire, primeira caneta injetável contra obesidade fabricada inteiramente no Brasil. (Foto: Divulgação)

A farmacêutica EMS, uma das maiores do país, iniciou nesta segunda-feira (4) a comercialização do Olire, primeira caneta injetável contra obesidade fabricada inteiramente no Brasil. Com princípio ativo à base de liraglutida, o medicamento marca a entrada da empresa no mercado global de análogos de GLP-1, utilizados no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2.

Além do Olire, voltado ao controle de peso e redução do apetite, a EMS também lançou o Lirux, indicado especificamente para pacientes com diabetes tipo 2. Ambos são administrados por via subcutânea — no abdômen, coxa ou parte superior do braço — com aplicação diária e em qualquer horário, independentemente das refeições.

De acordo com a EMS, os medicamentos têm preço sugerido a partir de R$ 307,26 e devem chegar ao mercado com valores entre 10% e 20% inferiores aos praticados por marcas de referência, ampliando o acesso da população a tratamentos com base em análogos de GLP-1.

A liraglutida desenvolvida pela EMS não é considerada genérica, e sim fruto de uma inovação tecnológica exclusiva no Brasil, segundo a empresa. A aprovação foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2024. A empresa planeja fabricar 200 mil canetas ainda em 2025, com a expectativa de superar 500 mil unidades distribuídas no Brasil em um período de 12 meses.

Com o lançamento do Olire e do Lirux, a EMS se torna a primeira farmacêutica 100% brasileira a competir globalmente no segmento de análogos de GLP-1. A empresa também já anunciou planos para desenvolver e lançar, em 2026, sua própria caneta com semaglutida, cujo medicamento de referência terá a patente expirada no Brasil.

A chegada desses novos medicamentos promete ampliar o acesso de brasileiros a terapias modernas para combater a obesidade e controlar o diabetes, dois dos maiores desafios de saúde pública da atualidade.

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa