O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), iniciou nesta segunda-feira (1º/9) a campanha Setembro Verde, dedicada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Durante todo o mês, ações educativas e mobilizações sociais serão realizadas em Goiânia e no interior, com apoio de instituições públicas e privadas, empresas e entidades civis.
Segundo a SES-GO, atualmente 2.435 pessoas estão na fila por um transplante no Estado. A maior demanda é por córneas, com 1.731 pacientes aguardando, seguida por rins (685) e fígado (14). Apesar da elevada necessidade, a recusa familiar continua sendo um grande desafio: entre janeiro e julho deste ano, 71% das famílias disseram não à doação.
Desafios e conscientização
Durante a abertura da campanha, no auditório do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), autoridades, pacientes, famílias e profissionais da saúde reforçaram o papel da informação para desmistificar a doação.
O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, lembrou que todo o processo segue protocolos rigorosos de segurança.
“Mesmo em um momento de dor, é importante que as famílias tenham clareza da relevância da doação para que outra vida possa continuar. Os mitos que circulam sobre o tema, como o desligamento precoce de aparelhos ou mutilação do corpo, são fantasiosos e sem qualquer fundamento”, destacou.
Já a gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, ressaltou a importância de conversar em família sobre o assunto:
“Setembro é o mês em que intensificamos as ações de conscientização. Queremos estimular as pessoas a falarem sobre o tema em casa, para que, no momento em que a decisão precise ser tomada, haja clareza e sensibilidade sobre o impacto da doação.”
Programação
A Campanha Setembro Verde contará com a iluminação de prédios e monumentos em tom esverdeado ao longo do mês e eventos como:
- 4º Pedal Pela Vida – 14 de setembro, no Parque Areião;
- Blitz Educativa – 27 de setembro, nas imediações do Parque Vaca Brava, em Goiânia.
Números da esperança
Em 2024, Goiás bateu recorde de doadores efetivos de órgãos, alcançando 114 registros, o maior número da série histórica. Foram captados 1.168 órgãos e tecidos e realizados 890 transplantes, a maioria no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), responsável por 98% dos transplantes de órgãos sólidos.
De janeiro a julho de 2025, já foram realizados 481 transplantes em todo o Estado, resultado que reforça a importância da campanha para ampliar a rede de solidariedade e salvar ainda mais vidas.















