A segunda-feira (6/10) será de calor, tempo abafado e pancadas de chuva isoladas em Goiânia, segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Os termômetros na capital devem variar entre 21°C e 35°C, com umidade relativa do ar entre 45% e 95%. O sol nasceu às 5h51 e se põe às 18h16.
O tempo deve permanecer instável ao longo do dia, com períodos de sol entre nuvens e aumento de nebulosidade à tarde, quando há maior probabilidade de chuva rápida e mal distribuída, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. Apesar da chance de precipitação, o calor predomina, mantendo a sensação térmica elevada.
Contexto em Goiás
Em outras regiões do estado, o cenário é semelhante: céu parcialmente nublado, calor e pancadas de chuva isoladas. As temperaturas devem variar entre 18°C e 37°C, sendo os maiores registros esperados no Oeste e Norte, em cidades como São Miguel do Araguaia, Aragarças e Porangatu.
No Leste e Sudeste, o calor é um pouco mais ameno, com mínimas de 17°C e máximas de 33°C. Já nas regiões Sul e Sudoeste, como em Rio Verde e Itumbiara, as máximas podem chegar a 36°C, também com chance de chuvas rápidas no fim da tarde.
Mesmo com o retorno gradual da umidade e o aumento das pancadas de chuva, o Cimehgo reforça que o solo ainda está muito seco, e o regime de precipitações ainda é irregular, típico do início da primavera.
Rios e queimadas
Os principais rios de Goiás seguem em níveis abaixo da média histórica. O Rio Meia Ponte, em Goiânia, apresenta leve recuperação após as últimas chuvas, mas continua em atenção. O Rio Araguaia, no Norte, e o Rio Paranã, no Nordeste, permanecem em estado crítico.
O risco de queimadas diminuiu com o aumento da umidade, mas o alerta moderado continua válido em várias regiões, principalmente no Centro e Oeste, onde a vegetação ainda está seca e suscetível ao fogo.
Cuidados recomendados
O Cimehgo orienta a população a manter hidratação constante, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar e roupas leves, e não realizar queimadas, que ainda podem gerar riscos à saúde e ao meio ambiente.















