A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi notificada, na noite de quarta-feira (12), sobre um novo deslizamento de resíduos sólidos no lixão da empresa Ouro Verde, em Padre Bernardo. A informação foi repassada pelos representantes da empresa.
Segundo a Semad, o deslizamento ocorreu na mesma pilha antiga em que já havia sido registrado um desabamento em 18 de junho deste ano. O maciço contém cerca de 250 mil toneladas de resíduos, e a estimativa é de que cerca de 3 mil toneladas tenham deslizado desta vez. A pilha afetada é diferente da que abriga os resíduos retirados recentemente do córrego Santa Bárbara.
Equipes de fiscalização da Semad estiveram no local desde as primeiras horas da manhã e constataram que não houve contaminação do córrego Santa Bárbara, que corta o terreno da empresa. No primeiro desabamento, cerca de 42 mil toneladas de lixo atingiram o curso d’água, mas todo o material já foi removido pela Ouro Verde. A suspeita é de que as chuvas que atingiram a região tenham provocado a instabilidade no terreno.















