O aumento de doenças respiratórias em Goiás já preocupa as autoridades de saúde. Dados do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) apontam crescimento de 70% nos atendimentos relacionados a problemas respiratórios em 2026. Só em janeiro, foram 574 casos, e nos primeiros dez dias de fevereiro, mais 310 registros. Os principais diagnósticos incluem gripes, bronquiolites, pneumonias e infecções virais como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
A diretora técnica assistencial do Hecad, Flávia Godoy, alerta que o período sazonal das doenças respiratórias pode ser ainda mais intenso este ano. O aumento de doenças respiratórias tende a se agravar no pós-Carnaval, devido às aglomerações e à maior circulação de vírus. Ela reforça a importância da vacinação contra a gripe e o VSR, principal causador da bronquiolite, como medida preventiva essencial.
A unidade já opera com todos os 40 leitos de UTI ocupados, evidenciando a pressão sobre o sistema de saúde. O aumento de doenças respiratórias exige atenção redobrada dos pais e responsáveis, especialmente em crianças pequenas, que são mais vulneráveis a complicações. A orientação é manter o calendário vacinal em dia e buscar atendimento médico aos primeiros sintomas.v













