Skip to content

Governo de Goiás divulga 150 escolas vencedoras do Prêmio Leia 2026

Unidades municipais com melhor desempenho em alfabetização receberão R$ 80 mil cada; metade do valor será destinada à bonificação de professores.


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 23/03/2026 - 15:00

Escolas de todo o estado serão contempladas com premiação por destaque na alfabetização em 2025. (Imagem: Seduc)

O Governo de Goiás divulgou, na última sexta-feira (20), a lista das 150 escolas públicas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2026, iniciativa vinculada ao programa AlfaMais Goiás, voltado à melhoria da alfabetização na rede pública. Cada unidade contemplada receberá R$ 80 mil como reconhecimento pelos resultados alcançados.

O anúncio foi feito durante uma live que reuniu mais de 10 mil participantes e contou com a participação da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. Segundo ela, a premiação representa o resultado de um trabalho conjunto entre estado e municípios. “É o regime de colaboração funcionando via AlfaMais Goiás, criado nessa gestão, mudando a vida dos goianos”, afirmou.

As escolas premiadas estão distribuídas entre Goiânia e outros 84 municípios do interior. A seleção considerou os melhores desempenhos em alfabetização no ano de 2025, com base nos dados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), que mede os níveis de proficiência dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Entre os municípios com maior número de unidades contempladas, Rio Verde lidera com 11 escolas premiadas, seguido por Aparecida de Goiânia, com nove; Goianira, com oito; e Jaraguá, com sete. Também se destacam Itaberaí, Minaçu e Planaltina, com cinco escolas cada.

A lista completa das unidades vencedoras está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação.

Além do reconhecimento institucional, o prêmio também prevê bonificação para os professores. Neste ano, o governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei nº 23.730, que determina que 50% do valor recebido pelas escolas seja destinado aos docentes, especialmente aqueles que atuam no ciclo de alfabetização, nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

“Agora, uma lei determina que metade do valor seja repassado aos professores regentes dessas turmas. São R$ 40 mil para aqueles que estão no topo do ranking do Prêmio Leia”, destacou o governador.

Além das 150 escolas com os melhores resultados, o Governo de Goiás também vai premiar, no dia 30 de março, outras 150 instituições que apresentaram bons índices no Saego-Alfa. Cada uma receberá R$ 40 mil para fortalecer as ações de alfabetização.

A iniciativa reforça o objetivo do programa AlfaMais Goiás de garantir a alfabetização na idade certa e ampliar a qualidade do ensino nas escolas públicas do estado.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa