O Brasil registrou o menor número de homicídios da década no primeiro trimestre de 2026, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O levantamento aponta uma redução consistente nos crimes letais ao longo dos últimos anos.
Entre janeiro e março deste ano, foram contabilizados 7.289 homicídios dolosos — quando há intenção de matar. Em comparação com o mesmo período de 2016, quando foram registrados 12.719 casos, a queda chega a 42,7%.
Os latrocínios, que são roubos seguidos de morte, também apresentaram forte redução. Os registros caíram de 591 casos em 2016 para 160 em 2026, o que representa uma diminuição de 72,9%.
Além da comparação com a série histórica, os dados mais recentes mostram avanço também no curto prazo. Em relação a 2022, os homicídios caíram cerca de 25%, indicando uma tendência contínua de queda da violência letal no país.
Segundo o ministério, o resultado está ligado a mudanças na atuação das forças de segurança, com maior integração entre os órgãos, uso de inteligência e aumento no cumprimento de mandados de prisão. No mesmo período, houve crescimento de mais de 37% no número de prisões realizadas, o que indica maior capacidade de investigação e resposta do Estado.
A redução acompanha um movimento observado em diferentes estados brasileiros, que também vêm registrando quedas nos índices de homicídios em 2026. Ainda assim, especialistas apontam que o país historicamente apresenta altos índices de violência, o que mantém o tema como um dos principais desafios da segurança pública.
Mesmo com a melhora nos indicadores, autoridades reforçam que a redução precisa ser mantida e ampliada. A avaliação é de que políticas contínuas de prevenção, investigação e integração entre forças de segurança serão decisivas para consolidar a queda nos próximos anos.
LEIA MAIS:
Ações de Mabel contra Clécio vão ao Ministério Público após TJ invocar “poder geral de cautela”
Mabel abre terceiro processo contra Igor Franco e inclui mulher que o hostilizou em Goiânia















