Skip to content

Crianças têm menor cobertura vacinal contra Influenza em Goiás

Enquanto idosos atingiram 36,39% de imunização, crianças de 6 meses a menores de 6 anos registraram apenas 21,89%; 84% dos óbitos por SRAG em 2025 foram de não vacinados


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 19/05/2026 - 16:41

Prefeitura de Aparecida amplia proteção infantil com oferta da nova vacina Pneumo 20
Crianças têm menor cobertura vacinal contra Influenza em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) emitiu um alerta sobre a baixa cobertura vacinal contra a Influenza entre as crianças, em um momento de chegada do tempo frio e seco. A cobertura geral do país está em 33,32%, enquanto a do estado é de 32,10%.

Entre os principais grupos prioritários, a situação é ainda mais desigual. A cobertura para idosos está em 36,39%, gestantes atingiram 39,23%. No entanto, o grupo de crianças de 6 meses a menores de 6 anos registrou apenas 21,89% de imunização.

Dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados em Goiás neste ano, cerca de 60% dos 3.870 casos são de crianças menores de 6 anos. Portanto, a população infantil é a mais afetada e a menos protegida.

Dados de 2025 mostram impacto da vacinação

Um levantamento realizado em 2025 pelo Centro de Inteligência Epidemiológica da SES/GO trouxe números preocupantes. Dos 9.560 casos de SRAG pesquisados no período, 1.868 foram causados por Influenza. Desses, mais de 77% ocorreram em pessoas não vacinadas.

Em relação aos óbitos, o cenário é ainda mais grave. Dos 700 óbitos registrados no período, 84% foram de pessoas que não haviam tomado a vacina. Dessa forma, a pesquisa confirma que a imunização reduz drasticamente o risco de morte por doenças respiratórias.

A pesquisa verificou ainda que a vacinação contra Influenza teve impacto positivo na redução da gravidade de casos de SRAG. O efeito foi especialmente significativo entre crianças de 1 a 4 anos e pacientes com comorbidades renais.

Entre as crianças pequenas, a vacinação reduziu em cerca de 66% o risco de desfechos graves. Já entre os pacientes com doença renal crônica, o risco foi 62% menor. Além disso, os vacinados apresentaram menor necessidade de intubação e internação em UTI.

2º Dia D de Vacinação será neste sábado

A SES/Goiás reforçou o pedido para que os municípios se mobilizem para a realização do 2º Dia D de Vacinação contra a Influenza, marcado para este sábado (23/05). As famílias são convocadas a levar as crianças e os pertencentes aos grupos prioritários para se vacinarem.

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES/GO, Flúvia Amorim, alertou para a importância da imunização infantil diante do cenário de baixa cobertura vacinal.

“As crianças pequenas estão entre os grupos mais vulneráveis às complicações da influenza. A vacinação é uma medida segura e eficaz, que reduz significativamente o risco de casos graves, internações e óbitos. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis procurem as salas de vacinação e garantam a proteção das crianças no período de maior circulação dos vírus respiratórios”, orienta Flúvia.

LEIA MAIS:

Paço pede mais 15 dias ao TCM para responder sobre nomeação de concursados da Saúde

Radioterapia: Ministério da Saúde instala acelerador linear na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa