Skip to content

Prefeitura de Aparecida libera progressões para mais de 3,3 mil servidores da Educação após década de espera

Pagamento da primeira letra beneficia profissionais da rede municipal e reacende debate sobre valorização da categoria


Por Carlos Nathan Sampaio em 22/05/2026 - 15:45

Gestão Vilela promove recuperação fiscal, e Prefeitura de Aparecida volta a ter nota Capag
(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou nesta quinta-feira (21) o pagamento da primeira letra das progressões horizontais para 3.316 servidores da Educação municipal. O anúncio foi realizado pelo prefeito Leandro Vilela durante reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).

As progressões representam o avanço na carreira do servidor público e estão previstas no plano de cargos e salários da categoria. Segundo a administração municipal, os pagamentos estavam travados há mais de dez anos, o que vinha sendo alvo de reivindicações frequentes dos profissionais da rede.

Além da liberação das progressões, o encontro também serviu para discutir outras pautas apresentadas pelos trabalhadores da Educação. Entre as demandas debatidas estiveram o pagamento de titularidades, auxílio-alimentação, enquadramento de agentes educativos e o descongelamento de direitos funcionais.

Durante a reunião, o prefeito afirmou que a gestão busca promover avanços para os servidores sem comprometer o equilíbrio financeiro do município. De acordo com Leandro Vilela, os demais pedidos da categoria serão analisados conforme a disponibilidade de recursos nos cofres da prefeitura.

O chefe do Executivo classificou o pagamento das primeiras letras das progressões como um “avanço responsável” e destacou que a medida também tem como objetivo recuperar a confiança dos servidores públicos na administração municipal.

Ainda segundo Vilela, investimentos na área da Educação são estratégicos para o desenvolvimento da cidade. “Investir na educação é investir diretamente no futuro da cidade”, afirmou o prefeito durante o encontro.

A expectativa agora é que novas negociações entre a prefeitura e os representantes da categoria avancem nos próximos meses, principalmente em relação às demais reivindicações apresentadas pelos profissionais da rede municipal de ensino.

Pesquisa