Skip to content

A difícil missão de buscar a reabilitação em Fortaleza


Herivelto Nunes Por Herivelto Nunes em 01/05/2026 - 08:42

Lourenço contundido, sem substituto a altura
Lourenço contundido, sem substituto a altura

Enfrentando a primeira crise técnica da temporda, o Goiás vem de quatro jogos sem vencer, sendo três derrotas na série B e um empate na Copa do Brasil. Necessitando com urgência de um resultado positivo para não entrar na zona de rebaixamento, o Goiás tem pela frente o Fortaleza, vice-líder da competição, uma das equipes favoritas ao acesso. Uma tarefa difícil, considerando que o Goiás tem dois desfalques importantes no meio de campo e deve ser alterado também no setor defensivo.

Lourenço e Filipe Machado estão enrtregues ao Departamento Médico, sem chances de serem chamados para a partida contra o Fortaleza. Daniel Paulista deve fazer alterações no setor defensivo e mudar o sistema de jogo do Goiás, tornando o time mais compacto, buscando o gol da vitória nas falhas do adversário. Ao perder os últimos três jogos, o time da Serrinha despencou na tabela de classificação. Deixou as primeiras colocações para figurar na 16ª posição, uma apenas acima da zona de rebaixamento.

R$ 100 milhões de déficit – Pelo segundo ano consecutivo, o Goiás termina a temporada com déficit e aumento de custos, mesmo permanecendo na série B. Ao apresentar seu balanço financeiro da temporada de 2025, com déficit de R$ 98,1 milhões, o clube esmeraldino registrou seu segundo exercício consecutivo com resultados negativos, sendo que em 2024 foram R$ 69 milhões. O Goiás aumentou suas despesas, mas de maneira desproporcional em relação aos valores arrecadados tanto bruta como líquida. Nos últimos dois anos, o Goiás aumentou seu endividamento e não conseguiu o acesso à série A do campeonato brasileiro.

Apesar dos números nas receitas terem aumentado em 2025 em relação a 2024, as despesas do alviverde também foram maiores. Apenas com o Departamento de Futebol, o clube apresentou custo de R$ 100.209.847,00. Na temporada anterior, esse número foi de R$ 76.647.440,00. Nestas despesas estão salários e direito de imagens. O Goiás aumentou também suas despesas administrativas. De acordo com o balanço, o clube da Srrinha apresentou ligeiro aumento nas receitas. A principal fonte de arrecadação foi com patrocínio, bilhetreria e sócio torcedor. A segunda principal receita foram os direitos de transmissão, com R$ 16.631.127,00. No final do ano passado, o Goiás obteve um empréstimo junto ao BRB, no valor de R$ 25 milhões, o pagamento começará a ser feito a partir deste mês de maio.

Copa Centro-Oeste

Vila x Anápolis decidem vaga na final da Copa Centro-Oeste
Vila x Anápolis decidem vaga na final da Copa Centro-Oeste

Vila Nova e Anápolis se enfrentam nas semifinais da Copa Centro-Oeste, enquanto o Atlético Goianiense foi eliminado pelo Gama-DF. O jogo entre o Tigre e o Galo da Comarca está marcado para a próxima quarta-feira, dia 6 de maio, ainda sem horário confirmado pela CBF. Como o Vila avançou na liderança de seu grupo, terá o direito de decidir a vaga jogando no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida única. Qualquer empate no tempo normal, leva a decisão para as penalidades.
O vencedor desta partida se classifica para a final da Copa Centro-Oeste e terá pela frente o ganhador de Gama-DF, líder do Grupo B e Rio Branco-ES, líder do Grupo A. Ao contrário da semifinal, a final será disputada em jogos de ida e volta, nos dias 20 e 27 de maio. Para definir quem decidirá em casa, será levado em consideração a campanha de cada time, somando todas as fases. O campeão da Copa Centro-Oeste garante vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil de 2027, além de conquistar o direito de disputar o título da Copa Verde contra o campeão da Copa Norte.

CURTAS

* Enquanto o Goiás fecha as duas últimas temporadas com resultados negativos e preocupantes em seu balanço financeiro, o Atlético termina o ano de 2025 no “azul” com superavit de mais de R$ 600 mil.

Cristiano Ronaldo, faltando 30 gols para o milésimo
Cristiano Ronaldo, faltando 30 gols para o milésimo

* Faltando apenas 30 para seu milésimo gol, Cristiano Ronaldo já admite dar adeus à sua carreira de jogador futebol profissional. Aos 42 anos, é pouco prvável que o craque alcance o milésimo gol até a Copa do Mundo, mas o feito pode acontecer ainda este ano.

* Adson Batista tem mesmo muito pouca paciência com as categorias de base do Atlético Goianiense. Teceu duras críticas à equipe que foi eliminada pelo Gama-DF no meio de semana no estádio Antônio Accioly.

* Disse que o Atlético tem um bom time titular, mas os reservas e muitos atletas das categorias de base não deverão continuar no Dragão. Eduardo Souza pensa diferente. Sabe que jogar com time altetnativo é muito difícil, não existe entrosamento entre os jogadores.

* Após cirurgia de cerca de uma hora, Arrascaeta teve um procedimento bem sucedido, colocou placa e parafusos na clavícula direita, fraturada durante o empate em 1 a 1 do Flamengo contra o Estudiantes na Argentina.

* Uma vitória de 3 a 0 sobre o Olímpia pela terceira rodada da fase de grupos da Copa sul-Americana, deixou o Vasco da Gama na liderança do Grupo G da competição. Puma Rodrígues, Nuno Moreira e Adson marcaram para o Gigante da Colina no estádio São Januário.

 

Herivelto Nunes

Herivelto Nunes é Jornalista, com Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching

Pesquisa