Skip to content

À véspera da eleição, candidato apoiado por Naçoitan Leite tem candidatura impugnada em Iporá


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 02/10/2024 - 11:15

Danilo Gleic, candidato apoiado por Naçoitan Leite, tem candidatura impugnada (Foto: Divulgação)

O candidato a prefeito de Iporá, Danilo Gleic, filiado ao Partido Liberal (PL), enfrenta uma batalha judicial após ter sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral. O registro de candidatura de Danilo Gleic no site da Justiça Eleitoral aparece como “indeferido com recurso”, indicando que ainda há possibilidade de recurso na tentativa de reverter a situação. A Tribuna do Planalto entrou em contato com o candidato para sua posição e até o momento não obteve resposta.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou a ação de impugnação ao registro de candidatura contra Danilo Gleic por dois motivos principais: primeiro, por ter sido condenado com base no inciso XIV, do artigo 1º, do Decreto-Lei n. 201/67, que trata de “negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem justificativa por escrito à autoridade competente”; e, segundo, por ter sido condenado com base no inciso V, do mesmo artigo, que caracteriza como crime de responsabilidade “ordenar ou realizar despesas não autorizadas por lei, ou em desacordo com as normas financeiras pertinentes”.

O juiz eleitoral João Geraldo Machado acatou o pedido de impugnação apresentado pelo MPE e negou o registro de candidatura de Danilo e de seu vice, Adriano Sena, pela coligação “Iporá + Desenvolvimento”. A defesa dos candidatos ainda pode recorrer da decisão, o que torna a situação incerta enquanto se aguardam os próximos passos judiciais.

Danilo, conta com o apoio do atual prefeito do município, Naçoitan Leite (PSDB), formando uma aliança curiosa que reúne três partidos de grande destaque no cenário estadual: PL, PSDB e União Brasil. Esses partidos são liderados por figuras importantes na política goiana, como o senador Wilder Morais (PL), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).  A coligação chama a atenção por unir lideranças com trajetórias e bases eleitorais distintas.

O apoio de Naçoitan Leite a Danilo Gleic é um ponto relevante da campanha, especialmente considerando o histórico controverso do atual prefeito. Naçoitan foi acusado de feminicídio após atirar 14 vezes contra a casa de sua ex-companheira, passando quase três meses preso em decorrência do caso. Apesar dessas acusações, Naçoitan continua sendo uma figura de influência política em Iporá e seu apoio a Danilo Gleic tem um peso importante na disputa eleitoral.

Pesquisa