Skip to content

Acidentes de trânsito crescem em Goiás e já levaram mais de 2 mil vítimas ao Hugol em 2026

Hospital registra aumento de 17% nos atendimentos a vítimas de acidentes e alerta para a necessidade de mais responsabilidade no trânsito durante a campanha Maio Amarelo


Por Carlos Nathan Sampaio em 31/05/2026 - 10:28

Equipe multiprofissional do Hugol atuam no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito encaminhadas à unidade Goiás (Foto Klysman Prado Hugol)
(Foto: Klysman Prado / Hugol)

O aumento dos acidentes de trânsito em Goiás tem provocado reflexos diretos na rede pública de saúde. Dados divulgados pelo Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) mostram que o número de atendimentos a vítimas de acidentes segue em crescimento, reforçando a importância das ações de conscientização promovidas durante a campanha Maio Amarelo 2026, que neste ano traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.

Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o estado registrou 109.776 acidentes ao longo de 2025, com 112.416 vítimas e 972 mortes. Em 2026, até a primeira quinzena de maio, já foram contabilizados 40.974 acidentes, que deixaram 42.075 pessoas feridas e provocaram 334 óbitos.

Na capital, o cenário também preocupa. Goiânia registrou 39.672 acidentes em 2025, com 41.403 vítimas e 155 mortes. Neste ano, até o momento, já são 15.156 ocorrências, resultando em 15.815 vítimas e 49 mortes.

Os impactos dessa realidade podem ser observados diariamente no Hugol, uma das principais referências em urgência e emergência do estado. Somente em 2025, a unidade realizou atendimento a 5.753 vítimas de acidentes de trânsito. A comparação entre os primeiros quatro meses dos dois últimos anos evidencia a tendência de crescimento: foram 1.731 atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025, contra 2.024 no mesmo período de 2026, um aumento de 17%.

De acordo com o cirurgião-geral e gerente médico de urgência e emergência do hospital, Dinoel Cavalcante Guimarães Filho, os acidentes de trânsito estão entre as ocorrências mais graves recebidas pela unidade. Segundo ele, muitos pacientes chegam em estado crítico, apresentando múltiplas fraturas, traumatismos cranianos, lesões torácicas e hemorragias internas, exigindo atendimento imediato e atuação conjunta de diversas especialidades médicas.

O especialista destaca que boa parte dessas ocorrências poderia ser evitada por meio de atitudes simples, como respeitar os limites de velocidade, evitar o uso do celular ao volante e adotar uma postura mais responsável no trânsito. Para ele, a redução dos acidentes depende de uma mudança de comportamento coletiva, baseada no respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Diante dos números preocupantes, o Hugol reforça a importância das ações educativas promovidas pelo Maio Amarelo e defende a prevenção como a principal ferramenta para reduzir acidentes, preservar vidas e diminuir os impactos sobre o sistema de saúde.

Pesquisa