Skip to content

Aplicativo passa a permitir pagamento de pedágio na BR-060 e BR-452

A principal novidade é a integração com o sistema de pedágio eletrônico


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 31/03/2026 - 09:41

Cadastrados no aplicativo da Rota Verde vão receber mensagem de teste de passagem pelo pedágio
A principal novidade é a integração com o sistema de pedágio eletrônico

A concessionária responsável pelas BR-060 e BR-452 lançou uma versão atualizada do aplicativo Rota Verde Goiás, que agora reúne novos serviços voltados aos motoristas e promete facilitar a rotina de quem trafega pelas rodovias.

A principal novidade é a integração com o sistema de pedágio eletrônico. Com isso, o aplicativo passará a permitir:

  • Consulta do valor das tarifas de pedágio
  • Verificação de passagens realizadas com base na placa do veículo
  • Pagamento de pedágios via PIX, cartão de débito ou crédito
  • Recarga de saldo para quitação automática das tarifas

Essas funcionalidades entrarão em operação assim que a Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgar oficialmente a data de início da cobrança e os valores das tarifas nos oito pórticos instalados nas rodovias.

Serviços já disponíveis

Mesmo antes da cobrança do pedágio, o aplicativo já oferece uma série de recursos úteis aos usuários:

  • Mapa interativo com localização de SAUs, pórticos e unidades da Polícia Rodoviária Federal
  • Botão SOS para solicitação de socorro mecânico ou atendimento médico
  • Alertas em tempo real sobre o tráfego, incluindo trechos com lentidão ou sistema “Pare e Siga”
  • Informações sobre clima, contatos de emergência e dúvidas frequentes

Ao acionar o SOS, o chamado é enviado diretamente ao Centro de Controle Operacional da concessionária, que faz o atendimento imediato ou direciona equipes ao local.

Cadastro e acesso

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS. Para utilizar todas as funções, o motorista pode realizar um cadastro com dados pessoais e da placa do veículo.

Com o cadastro, é possível acessar um histórico detalhado das passagens pelos pórticos, incluindo horário, localização e sentido da rodovia. Sem cadastro, o usuário ainda pode consultar tarifas e verificar passagens, porém com informações mais limitadas.

Com o pedágio eletrônico, os veículos não precisarão parar, garantindo mais fluidez no trânsito e maior segurança. Motoristas com TAG terão cobrança automática, enquanto os demais poderão pagar posteriormente pelo aplicativo, site ou totens de autoatendimento nos SAUs.

O prazo para pagamento será de até 30 dias após a passagem pelo pórtico. Novas funcionalidades, como acesso a câmeras ao vivo da rodovia, ainda devem ser incorporadas ao aplicativo futuramente.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa