Skip to content

Brasil perde para a Turquia e é vice da VNL Feminina 2026

Seleção brasileira saiu na frente, mas sofreu a virada e ficou com o vice-campeonato da Liga das Nações após derrota por 3 sets a 1 para as turcas.


Danilo Santana Por Danilo Santana em 26/07/2026 - 12:22

Rosamaria foi um dos destaques do Brasil na final da VNL (Foto: Volleyball World)

Em partida realizada em Macau, na China, a Seleção Brasileira de vôlei feminino perdeu para a Turquia na final da VNL feminina. Com o resultado, o Brasil chegou ao quinto vice-campeonato da competição (2019, 2021, 2022, 2025 e 2026) e seguirá na busca pelo primeiro ouro no Grand Prix.

Apesar do que o placar final pode sugerir, o Brasil não fez um jogo ruim. As turcas venceram com parciais de 23/25, 25/23, 26/24 e 25/21, conquistando o bicampeonato da VNL. Com o vice campeonato, o Brasil confirmou mais uma campanha consistente e disputou sua quinta decisão na história do torneio.

Brasil começou melhor, mas Turquia reagiu

O confronto começou equilibrado, com as duas seleções alternando a liderança do placar. No entanto, o Brasil conseguiu abrir vantagem na reta final do primeiro set com boas atuações de Ana Cristina, Rosamaria e Julia Bergmann. Mesmo com a reação adversária, a equipe brasileira manteve o controle e fechou a parcial em 25 a 23.

Na sequência, a Turquia elevou o nível de atuação. O bloqueio passou a funcionar melhor e, além disso, Melissa Vargas assumiu o protagonismo ofensivo. Embora o Brasil tenha buscado o empate em diversos momentos, as turcas venceram o segundo set por 25 a 23.

Virada turca foi construída nos detalhes

O terceiro set manteve o equilíbrio visto ao longo da partida. O Brasil chegou a abrir vantagem após boas ações de Julia Bergmann e Luzia, porém a Turquia voltou a crescer na reta decisiva. Depois de sucessivos empates, um erro brasileiro deu às adversárias a vitória por 26 a 24 e a vantagem no confronto.

No quarto set, a seleção turca iniciou em ritmo intenso e rapidamente abriu larga diferença no placar. Ainda assim, o Brasil reagiu, reduziu a desvantagem e conseguiu virar para 19 a 18 com ataques de Ana Cristina e Rosamaria.

Entretanto, a pausa solicitada pelo técnico Daniele Santarelli reorganizou a equipe europeia. Com Vargas novamente decisiva, a Turquia retomou o controle da partida, fechou a parcial em 25 a 21 e confirmou o título.

Ana Cristina e Vargas foram os destaques da decisão

Melissa Vargas terminou como a maior pontuadora da final, anotando 33 pontos e liderando a reação turca. Pelo lado brasileiro, Ana Cristina foi o principal nome da equipe, com 25 pontos.

Apesar do resultado, o Brasil voltou a figurar entre as principais seleções do mundo. Esta foi a quinta final da equipe na história da Liga das Nações, após as campanhas de 2019, 2021, 2022 e 2025. No entanto, a seleção segue em busca da conquista inédita da competição.

Danilo Santana

Jornalista e produtor audiovisual baseado em São Paulo. Escreve sobre cultura e esporte.

Pesquisa