Skip to content

Britânia é habilitada para exportar melancia, melão e abóbora a mercados internacionais

Município goiano passa a integrar sistema de controle fitossanitário exigido para exportação de cucurbitáceas a países com restrições à mosca-das-frutas


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 12/10/2026 - 13:19

Foto: Agrodefesa

O município de Britânia, no Vale do Araguaia, foi habilitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para exportar frutos frescos de cucurbitáceas, como melancia, melão e abóbora. A autorização permite que produtores locais acessem mercados internacionais com exigências fitossanitárias específicas, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai.

A habilitação foi oficializada pela Portaria SDA/Mapa nº 1.695, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no início de outubro. Com a medida, Britânia se torna o 20º município goiano a integrar o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para a praga Anastrepha grandis, conhecida como mosca-das-frutas das cucurbitáceas.

O sistema estabelece medidas de monitoramento e controle para demonstrar que a produção atende aos requisitos fitossanitários exigidos pelos países importadores.

Monitoramento foi realizado durante seis meses

A inclusão de Britânia no sistema ocorreu após uma atuação conjunta entre a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), produtores rurais e responsáveis técnicos. O processo exigiu monitoramento contínuo das áreas de cultivo e coleta regular de amostras durante seis meses, conforme os protocolos definidos pelo Mapa.

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a habilitação amplia as oportunidades comerciais para a fruticultura goiana.

“Trabalhamos para que o produtor goiano tenha respaldo técnico e possa chegar a mercados mais exigentes, mantendo o rigor fitossanitário em todas as fases. A inclusão de Britânia é fruto desse investimento e da dedicação da nossa equipe”, afirmou.

O gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo, destacou que a agência acompanhou os produtores e os responsáveis técnicos desde o início do processo, com orientações para o monitoramento e a elaboração do projeto encaminhado ao Ministério da Agricultura.

Goiás amplia municípios habilitados para exportação

O coordenador do Programa de Sistema de Mitigação de Risco para Cucurbitáceas da Agrodefesa, Mário Sérgio de Oliveira, explicou que o cumprimento das exigências dependeu da regularidade das ações nas áreas de produção.

“Foram feitas coletas regulares e um monitoramento permanente nas áreas de produção por um período ininterrupto de seis meses para demonstrar a ausência da praga, em conformidade com os protocolos exigidos”, ressaltou.

A entrada de Britânia eleva para 20 o número de municípios goianos habilitados no sistema. A medida amplia a possibilidade de comercialização internacional de frutos frescos e reforça a importância do controle fitossanitário para atender às exigências dos mercados importadores.

Para os produtores, a habilitação representa uma oportunidade de diversificar os destinos da produção, desde que sejam mantidos os procedimentos de monitoramento e as demais exigências sanitárias aplicáveis às exportações.

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e repórter no jornal Tribuna do Planalto e Tribuna de Anápolis, nas editorias de cidades, educação, economia, agro, diversão e arte.

Pesquisa
Eleições 2026
Resultados oficiais a partir das 17h de Brasília1º turno · resultados oficiais a partir das 17h
00dias 00horas 00min 00seg
Presidente
Aguardando dados…
Governador
Aguardando dados…
Senador
Aguardando dados…
Acompanhar apuração completa