Skip to content

Campinas terá nova UPA e Cais será transformado em policlínica, anuncia Mabel

Prefeito destaca investimento viabilizado por Vanderlan e reforça compromisso com ampliação da rede de saúde na região mais antiga da capital


Lucas de Godoi Por Lucas de Godoi em 08/07/2025 - 09:51

Mabel anuncia construção de UPA em Campinas e transformação do Cais em policlínica
Mabel promete UPA em Campinas e melhorias no bairro, em aniversário de 215 anos (Foto: Reprodução / TV Câmara)

Durante sessão especial da Câmara Municipal em Campinas, realizada nesta terça-feira (8) em comemoração aos 215 anos do bairro, o prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 3 na região, viabilizada por recursos do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Segundo o prefeito, a atual estrutura do Cais será reformada e transformada em uma policlínica.

“Quero anunciar aqui em Campinas que, através do nosso senador Vanderlan, nós vamos ganhar uma UPA novinha que será construída aqui na região. E onde hoje funciona o nosso Cais, nós vamos transformar em uma policlínica”, afirmou Mabel, durante discurso na solenidade.

Mabel também ressaltou que os recursos para a nova UPA de Campinas já estão assegurados e que a construção da UPA deve começar nos próximos meses. “Vamos estruturar o Cais para que ele possa virar uma policlínica também, porque a UPA já deve ser construída agora.”, completou mencionando que a Policlínica vai homenagear o tio da Secretária de Governo, Sabrina Garcez.

Tom político

O evento foi bastante prestigiado e teve forte tom político, principalmente no discurso de Sandro Mabel (UB), que renovou o discurso de calamidade para justificar os desafios enfrentados pela cidade. A fala ocorre poucos dias após a Assembleia Legislativa de Goiás aprovar, por 31 votos, a prorrogação do decreto de calamidade financeira em Goiânia.

“Goiânia passa um momento difícil, uma cidade colapsada, uma cidade em calamidade. Campinas mesmo estava cheia de lixo, praças invadidas, problemas em toda parte. Hoje, graças aos nossos vereadores e secretários, estamos devolvendo Campinas aos campineiros”, afirmou o prefeito.

Mabel também rebateu críticas de vereadores ao atendimento do Paço. “A crítica é importante, mas é preciso ombrear junto com o prefeito, andar na cidade, acolher quem precisa, cuidar das unidades de saúde. Ainda não está bom, mas melhora a cada dia com esse trabalho conjunto”, cutucou.

Cultura

O prefeito finalizou prometendo ações culturais na região, como a retomada de apresentações musicais no coreto da Praça Joaquim Lúcio. “Falei ao Uugton (secretário de Cultura) que toda semana eu quero aquele coreto em movimento, tocando diversos tipos de música para alegrar essa população nossa aqui. Isso envolve a tradição de Campinas, que é muito bonita.”

Campinas é o bairro mais antigo da capital e tem sido alvo de uma série de investimentos públicos nos últimos anos, especialmente nas áreas de saúde, mobilidade e preservação histórica.

Atende Fácil

O prefeito também disse que vai instalar uma agência da Atende Fácil para facilitar o atendimento aos cidadãos do bairro. A ideia é viabilizar um local na Praça Joaquim Lúcio, em prédio da Prefeitura de Goiânia. Sandro também prometeu ampliar vagas rotativas no bairro até 29 de julho, incluindo em formato espinha de peixe na Avenida 24 de Outubro.

Pesquisa