Os espaços culturais do Governo de Goiás recebem, neste fim de semana, uma programação diversificada. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) organizou atrações em Goiânia e no interior do estado. A agenda contempla iniciativas que fortalecem o acesso da população à cultura, incentivam a circulação artística e valorizam produções regionais e nacionais.
Cinema
Para os amantes do cinema, a grande estreia da semana no Cine Cultura é Hokum: O Pesadelo da Bruxa. O filme conta a história de um escritor de terror que visita uma pousada na Irlanda sem saber que o lugar é assombrado. No sábado (23), o filme Suspiria, renomado suspense cult de 1977, terá sua última exibição às 20h. No domingo (24), a tradicional sessão Clássicos do Cultura exibirá de forma gratuita O Mensageiro do Diabo, de 1955, às 19h. Outros nove títulos seguem em cartaz. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou Pix.
No interior, em Pires do Rio, a população poderá conferir dois filmes no Cine Ferroviário. Na sexta-feira (22), às 19h, o brasileiro A Filha do Palhaço, dirigido por Pedro Diógenes, é a opção para os piresinos. No sábado (23), às 16h, será exibido O Último Ônibus, que acompanha a jornada de um viúvo que viaja de ônibus para o outro lado do Reino Unido carregando as cinzas de sua esposa. Todas as exibições são gratuitas e acontecem no Museu Ferroviário da cidade.
Espetáculos
A noite deste sábado (23) será de muito rock no Centro Cultural Martim Cererê. A 4ª edição do Cidade Rock 2026 ocupa os palcos a partir das 19h. O evento reúne nomes da cena independente goiana e nacional em uma programação marcada pelo rock autoral. A entrada é gratuita mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Os destaques ficam por conta da banda goiana Overfuzz e da paulistana Swave, além de shows dos grupos Despenca, Cabrosa e Blowdrivers.
O Teatro Goiânia recebe, neste fim de semana, uma curta temporada de Mulheres em Chamas. O espetáculo aborda o tema da menopausa de forma sensível e bem-humorada. A diretora Paula Cohen propõe uma abordagem honesta sobre um assunto ainda cercado por desinformação e silêncio. As sessões acontecem nesta sexta e sábado (22 e 23), às 21h. Os ingressos estão à venda no site Ingresso Digital, com valores entre R$ 35 e R$ 120.
Museus
O Museu Pedro Ludovico promove, no sábado (23), às 10h, uma edição especial do encontro Café com Pedro. A atividade integra a programação da 24ª Semana Nacional de Museus. O professor mestre Carlos Ugo Giannotti fará uma palestra sobre A (Re)construção da Memória de Dona Gercina: um olhar de seu tempo.
Na cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos reúne um acervo histórico que conta a história dos primeiros governantes de Goiás. O espaço retrata aspectos políticos, culturais e sociais do estado. A visitação ocorre de terça a sábado, das 7h às 17h, e aos domingos, das 8h às 13h.
Arte contemporânea
O Centro Cultural Octo Marques apresenta duas novas exposições individuais: TU, do artista Elinaldo Meira, e Autorretrato em Linhas Sólidas, de Evandro Soares. Ambas as mostras seguem em cartaz até 5 de julho. A visitação acontece todos os dias, das 9h às 17h.
Na Vila Cultural Cora Coralina, a exibição 4 Mestres da Arte reúne 60 gravuras de quatro nomes fundamentais das artes visuais brasileiras: Juarez Machado, Carybé, Antônio Poteiro e Siron Franco. A mostra fica disponível até 1º de julho, com visitação gratuita diariamente das 9h às 17h.
No Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS), esta é a última chance de conferir a coletânea fotográfica O Grande Caminho Inca. O acervo reúne 35 imagens sobre o Qhapaq Ñan, rede histórica que conectava povos de países como Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Argentina. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.
LEIA MAIS:
Mães solo no Brasil superam tamanho da população de Portugal














