A CBF anunciou mudanças importantes no regulamento da Copa do Brasil a partir de 2025. A principal novidade é o fim da vantagem do empate para visitantes nas duas primeiras fases. A partir deste ano, em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga será decidida nas penalidades. Com a alteração, a CBF entende que a competição se torna mais equilibrada, oferecendo as mesmas possibilidades de classificação para os clubes da casa, normalmente times de qualidade técnica inferior aos visitantes.
No regulamento anterior, o time melhor ranqueado visitava adversários de menor condição técnica e se classificava para a próxima fase com um simples empate. Agora o empate leva a decisão da vaga para as penalidades máximas. Com essas alterações a competição se torna mais equilibrada e justa pois oferece condições de igualdade para todos os participantes avançarem para as fases seguintes.
Atlético e Vila Nova não gostaram e manifestaram publicamente a contrariedade com a CBF. Segundo os dirigentes desses clubes, além das longas viagens, os clubes com melhor posicionamento no ranking ainda se sujeitam a jogar em campos de péssima qualidade e estádios sem nenhuma condição para sediar jogos de uma competição desse nível. Com toda adversidade, ainda terão que vencer suas partidas para se classificar.
As reclamações de Vila e Atlético não procedem. Em futebol, o objetivo é vencer, mesmo em condições adversas. Não estamos na Europa onde a realidade das praças esportivas é outra. Nosso campeonato é no Brasil e aqui é preciso estar preparado para jogar em excelentes estádios e também em praças esportivas precárias. E mais, nossos times são de série B, nenhum galático que não possa por os pés em qualquer gramado.
Copinha
O Goiás faz a melhor campanha na Copa São Paulo até o momento. Venceu as duas primeiras partidas e precisa de um empate para seguir adiante na competição. O Vila Nova empatou uma e venceu outra e depende só de si para se classificar. Já o Atlético está praticamente eliminado da Copinha. Empatou a primeira e perdeu a segunda para o América do Rio de Janeiro, que está na próxima fase. O Atlético tem pequenas possibilidades de classificação, precisa ganhar o próximo jogo de goleada e torcer por derrotas de adversários. Está de malas prontas para voltar a Goiânia.