Skip to content

Diretoria do Goiás entra em ação para debelar crise técnica


Herivelto Nunes Por Herivelto Nunes em 11/09/2025 - 08:40

Vagner Mancini precisa fazer o time voltar a jogar o bom futebol do primeiro turno. Foto: Wesley Costa

Se o campeonato brasileiro da série B tivesse começado agora no segundo turno, o Goiás seria apenas o 14º colocado na tabela de classificação. Sorte do clube da Serrinha é que o time fez o melhor primeiro turno de sua história na competição, por isso se mantém na segunda colocação. Nos seis jogos realizados no returno, o alviverde não foi vazado apenas uma vez e aparece com a segunda pior defesa nesse recorte da competição.

Vagner Mancini sabe que o principal problema do time nesse momento é o setor defensivo. Mas não só a defesa carrega o peso dessa responsabilidade. O meio de campo também é responsável pelos primeiros combates ao adversário e isso não vem acontecendo. Segundo o treinador, as falhas no sistema defensivo começaram justamente quando os zagueiros titulares sofreram contusões, como foram os casos de Messias e Lucas Ribeiro. Os substitutos não corresponderam e o time caiu vertiginosamente de produção. No segundo turno, os números da defesa esmeraldina são melhores apenas do que os conquistados pelo lanterna Paysandu e o vice lanterna Amazonas. É de se preocupar.

As dificuldades existem e não estão localizadas apenas no campo de jogo. A direção quer saber o que pode e estar contribuindo com a baixa produtividade da equipe neste segundo turno. Atraso nos pagamentos de salários e premiações não existem, portanto estão descartados como possíveis causas de insatisfação no elenco. Mas o grupo pode não estar satisfeito com Vagner Mancini, que improvisa muito e deixa jogadores de ofício na reserva. Os altos salários de Tite e Wellington Rato também podem estar no foco de possíveis contrariedades entre os jogadores.

Há quem garanta que o time do Goiás será outro contra o Coritiba e que entrará em campo para vencer o Coxa. Tarefa muito difícil, pois o adversário vem de vitórias, é o líder da competição e certamente venderá a preços elevados uma hipotética derrota. Vagner Mancini deverá alterar o time novamente. É preciso reforçar o sistema de marcação a partir do meio de campo, continuar agressivo no ataque sem desguarnecer a defesa, como tem acontecido. Mancini poderá contar o lateral Willean Lepo, que não precisará fazer cirurgia na mão, mas deverá atuar, se for escalado, com uma luva de proteção.

Vila também precisa reagir

Paulo Turra foi muito criticado pela substituição de Nathan Melo.

Se o Goiás vive uma oscilação no campeonato, o mesmo acontece com o Vila, que não consegue entabular uma sequência de vitórias capaz de levá-lo a se aproximar do G4. O técnico Paulo Turra chegou empolgado ao Vila Nova, conseguiu motivar o elenco com um discurso que envolvia sempre a palavra “intensidade”, mas o futebol que levou à vencer novamente seu maior rival, ficou no passado. A partir daí, o time voltou à normalidade das partidas anteriores sem brilho e sem intensidade.

Para a partida de sábado contra o Clube do Remo, 5º colocado na série B, Turra volta a contar com o goleiro Halls e o volante João Vieira. O técnico ainda não decidiu quem será o goleiro. Embora titular, Halls tem falhado e poderá perder a condição de titular para Koislinski. Por outro lado, alguns jogadores estarão fora do jogo por questões físicas. Willian Formiga, lesão muscular, Ralf, pós operatório de artroscopia e Arilson, pós operatório de Hérnia inguinal não participarão do jogo contra o Remo.

Paulo Turra terá que decidir também quem vai jogar como volante, uma vez que Nathan Melo fez um ótimo primeiro tempo, mas foi substituído por Miticov, que não entrou bem. O técnico foi muito criticado por esta substituição. Mas o volante pode não jogar porque sentiu dores na partida contra o Athletic e talvez não tenha condições de atuar. Neste caso, Nathan Melo será o titular.

Atlético ainda procura se encontrar

O campeonato brasileiro da série B já entra em sua reta final e o Atlético Goianiense ainda está em busca de sua melhor formação. É o segundo ano consecutivo que o time de Adson Batista não se acerta, por isso foi rebaixado ano passado e esse ano busca a pontuação necessária para se manter na série B. Muitas contratações de técnicos e jogadores, outras tantas dispensas e um time em constante renovação. Situação incompatível com qualquer pretensão de maior relevância no campeonato.

O presidente atleticano, desde o início da temporada buscou jogadores que pudessem se encaixar no perfil do clube. Errou muito, fez apostas ao longo do ano e nesta última janela, continuou tentando e contratou o zagueiro Tito, o volante Ronald e o atacante Maranhão. Ronald é o mais conhecido, jogava no Grêmio de Porto Alegre, mas perdeu espaço com o retorno do goiano Arthur. Os novos contratados estão otimistas em alavancar suas carreiras jogando pelo Atlético Goianiense. O Dragão recebe o Avaí na próxima terça-feira, precisando como nunca de uma vitória.

MOSAICO

>>> Pela Copa do Brasil, o Fluminense venceu o Bahia no Maracanã pelo placar de 2 a 0, superando o adversário no resultado agregado por 2 a 1. O Bahia venceu o jogo de ida por 1 a 0 em Salvador. O tricolor carioca está na semifinal.

Corinthians vence o Furacão e está na semifinal da Copa do Brasil.

>> Com a vitória por 2 a 0 sobre o Athletico Paranaense,o Corinthians se classificou e será o adversário do Fluminense na próxima fase da Copa do Brasil. O Corinthians passou sem dificuldades pelo Furacão, tendo vencido o jogo de ida por 1 a 0 na Arena da Baixada.

>>> O Goiás foi ultrapassado pelo Coritiba também nas chances de acesso à série A e título da série B. Antes da 25ª rodada, o time esmeraldino chegou a ter 83,5% de chances de acesso. Com a derrota para o Avaí, esse número segue alto, mas caiu para 72,5%.

>>> No cenário atual, o Coritiba aumentou suas chances de classificação para 89,8%. O Atlético Goianiense tem chances de apenas 2,2% de possibilidades de acesso.

>>> A possibilidade de acesso do Vila Nova caiu de 16% para 9,9% depois da 25ª rodada. Os dados foram fornecidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.

>>> Longe das paixões, a realidade é que Vila Nova e Atlético vão permanecer na série B para 2026. O Goiás, que já foi unanimidade em termos de acesso e até de título, agora precisa se reencontrar, caso contrário, poderá também permanecer na série B.

>>> Alguém acredita que Carlo Ancelotti, com um salário de R$ milhões, acrescido de muitas vantagens, vai conseguir levar a seleção brasileira ao título mundial em 2026? Acho difícil.

>>> Ancelotti tem um dos contratos mais generosos da história do futebol mundial. Salário estratosférico, passagens aéreas de ida e volta para a Europa e casa de alto padrão para se hospedar enquanto estiver por aqui. Mas ficará mais tempo em sua casa, na Europa.

Herivelto Nunes

Herivelto Nunes é Jornalista, com Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching

Pesquisa