Skip to content

Diversificação de culturas é um dos segredos do sucesso agropecuário de Goiás

Estado se destaca por resultados positivos na produção de itens atípicos da região, como o trigo


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 13/09/2024 - 18:24

Foto: Embrapa

O estado de Goiás, conhecido por sua rica cultura agropecuária, continua a impressionar com suas produções de café, leite e trigo, componentes essenciais da culinária local e da economia regional.

Café Arábica

Na safra 2024, a produção de café arábica em Goiás teve um crescimento notável. A área plantada aumentou em 10,3% e a produção subiu 30,6% em relação à safra anterior, refletindo um aumento de 18,4% na produtividade. Pedro Leonardo Rezende, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atribui esse sucesso às chuvas benéficas de março e abril, além da resiliência dos agricultores locais. “Apesar dos desafios climáticos, a dedicação dos nossos produtores permitiu esse expressivo avanço na produtividade”, afirma Rezende.

Leite

No setor lácteo, Goiás alcançou a marca de mais de 1 bilhão de litros de leite industrializados no primeiro semestre de 2024, um aumento de 1,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Parte dessa produção é destinada à exportação, enquanto o restante abastece o mercado local e a produção de derivados. Medidas de apoio como o PAA Leite e a doação de sementes, iniciativas do Goiás Social, têm fortalecido a cadeia produtiva do leite e contribuído para a segurança nutricional e economia do estado, destaca Rezende.

Trigo

Apesar das condições climáticas não ideais para o cultivo de trigo no Centro-Oeste, Goiás tem alcançado sucesso notável na produção desse grão. Pedro Leonardo Rezende explica que a expansão se deve à pesquisa e ao desenvolvimento de cultivares adaptadas e ao uso de tecnologias avançadas de irrigação. Com uma produção de 234,6 mil toneladas na última safra, Goiás representa 69,8% da produção de trigo do Centro-Oeste e 2,7% da nacional, destacando-se como o maior produtor fora das regiões Sul e Sudeste.