Skip to content

Esli Garcia, a grande contratação


Herivelto Nunes Por Herivelto Nunes em 04/01/2025 - 06:00

Esli Garcia, atacante venezuelano de 24 anos, é o mais novo reforço do Goiás. Foto: Reprodução

O venezuelano Esli Garcia, de 24 anos, é até o momento, a maior contratação do futebol goiano para a temporada de 2025. Jogador de apenas 1,65 m de altura, “guardando as devidas proporções”, possui características semelhantes a Michael e a seu conterrâneo Soteldo, jogadores também de baixa estatura, com muita facilidade no drible. Esli é melhor que eles no quesito artilharia, é mais certeiro nos arremates a gol. Jogando pelo Paysandu, time muito limitado tecnicamente, marcou 14 gols na temporada. No Goiás, pode render muito mais. A torcida está muito empolgada com essa contratação. E tem razão, o Goiás pode ganhar muito dinheiro com esse jogador.

O Esmeraldino, que não é um clube comprador e sim formador de jogadores (pelo menos foi um dia), dessa vez resolveu investir e adquirir em definitivo o atleta venezuelano que assinou contrato com o Verdão por duas temporadas. Alguns questionam a contratação de Esli Garcia afirmando que o jogador não era titular no Paysandu, principalmente com o técnico Helio dos Anjos Hélio era muito questionado no Pará por não utilizar o atacante no time titular. Mesmo ficando na reserva por muitos jogos, Esli Garcia fez quatorze gols na temporada, sendo dez deles no campeonato brasileiro da Série B.

Esli atua pela ponta esquerda. É o tipo de jogador que qualquer equipe gostaria de ter, pois com seus dribles fáceis costuma destruir o sistema de defesa dos adversários. Nenhum dos contratados até o momento possui tais características. Com Esli Garcia, o Goiás já se apresenta como principal favorito ao título do campeonato goiano e ao acesso para a série A do campeonato brasileiro. Isso porque o Atlético pouco se movimenta e o Vila, embora tenha contratado um time inteiro, apenas dois ou três dos novos jogadores são considerados de alto nível para a série B. Mas o Vila pode surpreender, já o Atlético, por enquanto, nem time tem para iniciar as competições de 2025.

Mas porque o Atlético está tão desinteressado nas disputas do ano que se inicia? Desinteressado em tese, porque nos bastidores pode ser que Adson Batista esteja se movimentando, contratando bons jogadores que ainda não foram divulgados. O Atlético deveria querer muito o tetracampeonato estadual, pois é o único clube goianiense que não conquistou quatro vezes consecutivas o goianão. Goiás, Goiânia e Vila Nova já sentiram esse gostinho. Aliás, o Goiás é tetracampeão duas vezes e é também pentacampeão goiano. Acorda Dragão…

Herivelto Nunes

Herivelto Nunes é Jornalista, com Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching