O filme “Solange” terá sessão gratuita no Cine Cultura, em Goiânia, na quarta-feira (9), às 19h30. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com Tomás Osten, que divide a direção do longa-metragem com Nathália Tereza.
A produção paranaense chega à capital goiana depois de circular por festivais brasileiros e internacionais. O longa estreou na competitiva Mostra Aurora, da Mostra de Cinema de Tiradentes, passou pelo Olhar de Cinema, em Curitiba, e integrou a programação do New York African Film Festival, nos Estados Unidos.
Ao longo da trajetória, “Solange” conquistou seis prêmios em três festivais nacionais. Entre os reconhecimentos estão os de Melhor Longa-metragem, Melhor Atriz, Melhor Atuação e o Prêmio Especial do Júri.
Produzido com elenco e equipe formados majoritariamente por profissionais do Paraná, o filme acompanha uma mulher que retorna à cidade onde nasceu para buscar caixas com pertences pessoais, deixadas na casa de antigos amigos depois de uma mudança. A tarefa aparentemente simples transforma-se em uma experiência íntima, marcada por lembranças, afetos, relações e situações que permaneceram inacabadas.
“Solange é um retrato, mas também um espelho. Buscamos propor sensações e não explicar motivações, para que, além da profundidade da personagem, o filme seja uma superfície onde cada pessoa possa ver a si mesma refletida”, afirmam os diretores.
Segundo os realizadores, os debates promovidos depois das sessões têm sido marcados por relatos de pessoas que reconhecem partes das próprias histórias na experiência vivida pela protagonista. A obra provoca reflexões sobre isolamento, pertencimento, reencontros e a forma como cada indivíduo carrega suas memórias.
Cássia Damasceno, responsável por interpretar Solange e também pelo roteiro e pela coprodução, destaca que a identificação do espectador está entre as principais forças da personagem.
“Acho que o espectador faz esse movimento junto com Solange. Quantas coisas vamos acumulando na vida e deixamos sem resolver? Ela retorna pensando que vai apenas buscar objetos, mas acaba revisitando emoções, fazendo escolhas e reencontrando partes de si mesma. Vejo esse percurso como um movimento de libertação”, afirma.
O longa é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
Serviço
- Data: quarta-feira, 9 de setembro
- Horário: 19h30
- Local: Cine Cultura, Praça Cívica, em Goiânia
- Entrada: gratuita
- Após a sessão: debate com o diretor Tomás Osten














