skip to Main Content

Goiano responsável por fiscalização de obras no Congresso e na Praça dos 3 Poderes, morre aos 95 anos, em Brasília


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 04/05/2024 - 17:13

Goiano, o engenheiro Creso Villela criou uma verdadeira relação de amor com a atual capital brasileira, onde nasceram dois de seus sete filhos

Faleceu na sexta-feira (3/5), aos 95 anos, o engenheiro e empresário Creso Villela, figura icônica na construção de Brasília e ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Ele será cremado numa cerimônia, restrita à família, realizada no domingo (5/5),  atendendo a seu desejo.

Nascido em Jataí (GO) em 1929, Creso Villela chegou em Brasília em 1958, um ano após se formar em engenharia pela Universidade do Brasil. Testemunhou e participou ativamente do auge da construção da nova capital, vivenciando o “canteiro de obra extraordinário” que a cidade representava.

Sua expertise o levou a cargos de destaque na Novacap, onde fiscalizou as obras do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes, tornando-se responsável pela edificação desta última a partir de 1961. Em reconhecimento à sua dedicação, recebeu uma carta elogiosa do então presidente Juscelino Kubitschek.

Em 1968, Creso Villela fundou a construtora Villela e Carvalho, que se tornou referência no mercado imobiliário do Distrito Federal, com mais de 800 mil metros quadrados construídos, incluindo os primeiros projetos em Águas Claras e no Noroeste.

O falecimento de Creso Villela foi lamentado por familiares, amigos, colegas de profissão e autoridades. O atual presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, o descreveu como “uma referência de empresário, líder sindical e ser humano”, enquanto seus filhos e netos destacaram suas qualidades pessoais e profissionais.