skip to Main Content

Goiânia é a 7ª capital mais alfabetizada do País

A capital ficou à frente de cidades como São Paulo e Brasília. Lideram a lista as capitais do Sul, Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), respectivamente, seguidas de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ)


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 17/05/2024 - 17:30

De acordo com o IBGE, para ser considerada alfabetizada a pessoa deve sabe ler e escrever “pelo menos um bilhete simples” ou uma “lista de compras”

Goiânia conquistou a 7ª posição no ranking nacional das capitais mais alfabetizadas do país, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (17/5), figurando, assim, no top 10. A capital ficou à frente de cidades como São Paulo e Brasília. Lideram a lista as capitais do Sul, Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), respectivamente, seguidas de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o IBGE, para ser considerada alfabetizada a pessoa deve sabe ler e escrever “pelo menos um bilhete simples” ou uma “lista de compras”, independentemente de estar ou não frequentando escola ou de ter concluído períodos letivos.

O Censo 2022 mostrou que a taxa de alfabetização entre os brasileiros é de 93%. Entre as 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabem ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões, não sabem.