Skip to content

Goiás decreta emergência após aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Mais de 2,5 mil ocorrências já foram registradas em 2026; maioria dos óbitos é de idosos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 16/04/2026 - 12:02

goiás stf feriado corpus christi. Síndrome Respiratória Aguda Grave. gOIÁS

O Governo de Goiás declarou situação de emergência em saúde pública em razão do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (15). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em 2026 já foram contabilizados 2.560 casos da síndrome. Desse total, 126 são relacionados à Influenza, 49 à Covid-19, 987 a outros vírus respiratórios e 922 seguem sem especificação.

Entre os casos registrados, a maior incidência está em crianças menores de 2 anos, com 1.077 ocorrências. Na sequência aparecem crianças de 2 a 4 anos (353), de 5 a 9 anos (259) e pessoas com mais de 60 anos (466). Em relação aos 115 óbitos confirmados, 82 ocorreram entre idosos, nove em menores de 2 anos, oito em pessoas de 50 a 59 anos e quatro na faixa de 40 a 49 anos.

Gripe K

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 28 de março, voltada aos grupos prioritários. Até o momento, o estado recebeu 436 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Segundo dados oficiais, foram aplicadas 388.179 doses, o que representa uma cobertura vacinal de 16,19%.

A vacina disponibilizada pelo SUS é do tipo trivalente, com proteção contra os principais vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização é direcionada a públicos como gestantes, crianças, idosos e demais grupos prioritários definidos pelas autoridades de saúde.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento pessoal e, se possível, o cartão de vacinação. A campanha segue até o dia 30 de maio, com a meta de atingir pelo menos 90% de cobertura entre os grupos prioritários.

Além disso, o estado confirmou os três primeiros casos do subclado K da Influenza A (H3N2), conhecido como “gripe K”. As ocorrências foram registradas nos municípios de Caldas Novas, Anápolis e Itumbiara. Segundo a SES, apesar de apresentar maior transmissibilidade, os casos identificados foram leves e evoluíram para cura.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa