Skip to content

Goiás promove Semana de Vacinação contra a Febre Amarela

A intensificação acontece após a confirmação de quatro mortes de macacos pela doença em 2025: duas em Abadia de Goiás, uma em Guapó e outra em Goiânia


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 24/09/2025 - 10:44

Para vacinar crianças e adolescentes é obrigatório a apresentação do Cartão de Vacinação para que os profissionais avaliem quais doses estão pendentes
O último registro da febre amarela em humanos em Goiás foi em 2017. Imagem: Iron Braz

O Governo de Goiás inicia, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela. A mobilização é organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e envolve todos os municípios, que foram orientados a realizar campanhas de conscientização, busca ativa de não vacinados e ações fora das unidades de saúde, como pontos itinerantes.

A intensificação acontece após a confirmação de quatro mortes de macacos pela doença em 2025: duas em Abadia de Goiás, uma em Guapó e outra em Goiânia. O último registro da febre amarela em humanos em Goiás foi em 2017. Já em primatas, a última confirmação havia acontecido em 2021.

Estratégias e ferramentas

Para auxiliar na campanha, a SES disponibiliza a plataforma Imuniza Goiás, que permite identificar crianças e adolescentes até 17 anos que ainda não receberam a vacina, com informações detalhadas como endereço e contato dos responsáveis. Essa ferramenta possibilita que as equipes de saúde façam a busca ativa e aumentem a cobertura vacinal.

Além disso, cinco Vans da Vacina estão sendo enviadas aos municípios, especialmente às regiões onde houve registro de mortes de primatas, para reforçar a vacinação fora das unidades básicas. A secretaria também enviou um ofício com recomendações aos gestores municipais, como ampliar horários de atendimento, divulgar ações em rádios, igrejas e escolas e intensificar a imunização em áreas rurais e silvestres.

Situação da cobertura

Em Goiás, a cobertura vacinal contra a febre amarela está em 71,64%, número considerado abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A vacina faz parte do calendário básico: uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos, além da dose única para pessoas de 5 a 59 anos que ainda não se vacinaram.

Orientações à população

A SES reforça que macacos mortos ou doentes não devem ser tocados. A população deve acionar a secretaria municipal de saúde ou notificar pelo aplicativo SissGeo, disponível na Play Store, enviando fotos do animal para análise. Em 2025, foram registradas 49 notificações de morte de primatas; até agora, 4 casos foram confirmados para febre amarela.

Entre as recomendações à população estão: buscar a vacinação o quanto antes, evitar áreas de mata onde houve registro da doença, usar roupas que cubram o corpo, aplicar repelente e procurar atendimento médico imediato em caso de febre alta, dor no corpo, náuseas ou vômitos.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa