skip to Main Content

Goiás Social inicia doação de milho para alimentação animal durante a seca

Lançamento será nesta terça-feira (28/5) em Orizona, maior produtora de leite do estado


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 27/05/2024 - 08:54

Em ação inédita, Goiás Social inicia a doação de milho para produtores de leite em Orizona nesta terça-feira, 28

Com a chegada do período de seca, o Goiás Social, em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Gabinete de Políticas Sociais ( GPS), inicia a doação de grãos de milho para alimentação animal e agricultores familiares. O lançamento das entregas será realizado nesta terça-feira (28/5), às 9 horas, no Assentamento Maria da Conceição, em Orizona.

O objetivo da ação é apoiar agricultores em situação de vulnerabilidade social para que possam alimentar seus animais durante a seca, fortalecendo a produção leiteira. A coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o compromisso do governo Ronaldo Caiado com a agricultura familiar, reforçando a importância da cadeia produtiva do leite no estado.

A ação abrangerá 15 municípios da bacia leiteira de Goiás, incluindo os maiores produtores de leite, como Orizona, Jataí e Piracanjuba. Cada produtor recebeu até cinco sacos de 50kg de milho, totalizando 250 toneladas distribuídas. A seleção dos beneficiários será feita pela Emater, com base em critérios de vulnerabilidade social e situação regular junto à Agência.

Rafael Gouveia, presidente da Emater, ressaltou que a iniciativa é inédita e visa fortalecer o desenvolvimento pecuário-leiteiro do estado, contribuindo para a base alimentar dos rebanhos durante a seca. João Asmar Júnior, secretário de substituição da Seapa, enfatizou a importância do apoio direto aos produtores de leite, garantindo continuidade e sustentabilidade da produção em Goiás.