Skip to content

Hospital Estadual da Mulher faz apelo por doações de leite materno

Banco de Leite do HEMU precisa de reforço urgente e conta com ajuda das bombeiras para buscar doações em Goiânia e região metropolitana


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 06/10/2025 - 11:11

Segundo o Banco de Leite, qualquer mulher saudável que esteja amamentando e produza leite em excesso pode participar. (Imagem: Ascom Conass)

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU) está com os estoques do Banco de Leite Humano em nível crítico e faz um apelo urgente a mães lactantes de Goiânia e da Região Metropolitana para que colaborem com o programa de doação de leite materno. O alimento é essencial para a nutrição e recuperação de bebês prematuros internados em UTIs neonatais, que muitas vezes não podem ser amamentados pelas próprias mães.

De acordo com a equipe do HEMU, o volume de leite disponível atualmente é insuficiente para atender à alta demanda de recém-nascidos em tratamento intensivo. Esses bebês são extremamente vulneráveis e dependem do leite materno para ganhar peso, fortalecer o sistema imunológico e aumentar as chances de sobrevivência. Por isso, cada doação, mesmo que pequena, pode salvar vidas.

Para facilitar o processo e garantir conforto e segurança às doadoras, o hospital mantém, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, um serviço gratuito de coleta domiciliar. As bombeiras treinadas visitam as casas das doadoras em Goiânia e nas cidades vizinhas para recolher o leite armazenado de forma segura, sem que as mães precisem se deslocar até o hospital.

As interessadas em contribuir podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (62) 3956-2921, onde receberão todas as orientações sobre como armazenar e doar o leite corretamente.

Segundo o Banco de Leite, qualquer mulher saudável que esteja amamentando e produza leite em excesso pode participar. O procedimento é simples, seguro e faz uma diferença imensa na vida de recém-nascidos que dependem desse alimento para sobreviver.

O HEMU reforça o pedido de solidariedade da população: divulgar a campanha e incentivar novas doações é uma forma de multiplicar esperança e garantir que nenhum bebê fique sem receber o alimento mais completo e vital que existe — o leite materno.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa