Skip to content

Júlio Casares é afastado da presidência do São Paulo após aprovação de impeachment

Conselho Deliberativo vota pelo afastamento e Harry Massis Júnior assume interinamente


Danilo Santana Por Danilo Santana em 17/01/2026 - 07:25

Imagem: Júlio Casares pode se tornar o primeiro presidente impedido da história do São Paulo Futebol Clube

O presidente do São Paulo, Júlio Casares, deixou o cargo nesta sexta-feira (16) após o Conselho Deliberativo aprovar a abertura de um processo de impeachment. A decisão ocorreu em meio a acusações de gestão temerária e contou com apoio expressivo dos conselheiros.

Durante a votação, realizada de forma presencial e digital, 188 dos 223 conselheiros votaram a favor do afastamento. Como o estatuto exigia ao menos 170 votos, o Conselho aprovou a medida com folga.

Apesar disso, o afastamento ainda não encerra o processo. Agora, o clube precisa convocar uma Assembleia Geral para que os sócios decidam se confirmam ou não o impeachment. Essa etapa deve ocorrer dentro do prazo máximo de 30 dias.

.

Harry Massis Junior é novo presidente do São Paulo.
Imagem: Harry Massis Júnior, presidente interino do São Paulo Futebol Clube

Quem assume agora?

Além disso, Massis Júnior mantém longa ligação com o São Paulo. Sócio do clube desde 1964, ele é conselheiro vitalício e já ocupou diferentes cargos administrativos. Entre 2001 e 2002, trabalhou como diretor adjunto de futebol. Anos antes, também exerceu a função de diretor adjunto administrativo.

Ele integrou a chapa eleita ao lado de Júlio Casares nos mandatos 2021/22/23 e 2024/25/26. No entanto, apesar de fazer parte do grupo político Vanguarda, afastou-se recentemente da coalizão após o surgimento das denúncias.

Do lado de fora do estádio do Morumbi, torcedores organizados reagiram rapidamente à decisão. Assim que o resultado saiu, por volta das 22h31, o público comemorou com fogos de artifício e cantos típicos de arquibancada.

Por fim, caso os sócios confirmem o impeachment em Assembleia Geral, Harry Massis Júnior permanecerá na presidência até o fim do mandato vigente, em dezembro de 2026, quando o clube realizará uma nova eleição.

Leia mais sobre: Futebol

Danilo Santana

Jornalista e produtor audiovisual baseado em São Paulo. Escreve sobre cultura e esporte.

Pesquisa