skip to Main Content

Inscrições para o Prêmio Goyazes de Fotografia vão até 15 de junho

Participação é gratuita e pode ser feita pelo site do evento. Concurso vai selecionar 15 fotógrafos residentes em Goiás


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 23/05/2024 - 19:00

Para participar, os candidatos devem submeter seus ensaios fotográficos inéditos, com temas e técnicas livres. Foto: Secult

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para o Prêmio Goyazes de Fotografia 2024, promovido pela WA Imagem, Fotografia e Produção Cultural. Os candidatos poderão se inscrever de forma gratuita, pela internet, pelo site do evento (https://goyazes.art.br/premio-2024/).  A iniciativa conta com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes e do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismos gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serão selecionados 15 fotógrafos locais, residentes no Estado de Goiás. Destes 15, cinco receberão, a título de prêmio, a exposição física do seu ensaio durante a 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia, que será realizado a partir do dia 11 de julho, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Já os demais ganhadores receberão a leitura de seus portfólios.

Para participar, os candidatos devem submeter seus ensaios fotográficos inéditos, com temas e técnicas livres. Cada ensaio deve conter de 12 a 20 fotografias, formando uma narrativa coesa e nunca antes apresentada ao público ou premiada em outros concursos ou exposições. Também serão aceitos trabalhos coletivos, caso em que a inscrição deverá ser realizada apenas por um proponente que responda pelo grupo.

A seleção será realizada por uma comissão de jurados especializados, composta por Divino Sobral, Guilherme Guishoni, Samuel De Jesus e Wagner Araújo, renomados profissionais da área da fotografia.  Os critérios para avaliação são direcionados à originalidade, qualidade técnica e artística dos ensaios. Os resultados serão divulgados no site oficial do Goyazes no dia em 24 de junho, e os fotógrafos selecionados serão notificados por e-mail. O período de exposição das obras escolhidas ocorrerá de 11 de julho a 08 de setembro de 2024.

Segundo o diretor da WA Imagem, Wagner Araújo, o objetivo do prêmio é contribuir para a reflexão e o incentivo à produção fotográfica goiana e, também, fazer com que o Estado de Goiás respire e viva intensamente a fotografia. “Assim como o festival, o Prêmio Goyazes de Fotografia 2024, busca promover ações que instiguem a reflexão no campo teórico e prático sobre a imagem fotográfica produzida no Brasil contemporâneo. Para isso, propomos um clima totalmente voltado para a arte fotográfica, que deixou de ser coadjuvante para ser protagonista no universo das artes visuais em todo o mundo”, concluiu.

Sobre o Festival

A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia busca comunicar e democratizar a arte fotográfica em Goiás, fortalecendo o Estado como local dedicado a pensar a fotografia de maneira crítica e formativa, através do diálogo com fotógrafos regionais, nacionais e internacionais. Realizado também em 2017 e 2022, o Festival realizado pela WA Imagem, Fotografia e Produção Cultural, visa compartilhar conhecimento, assim como, participar dos meios de produção, distribuição e consumo de imagens fotográficas da sociedade contemporânea.