Skip to content

Mabel rebate ex-líder na Câmara e aponta fim de “mamata” em Goiânia

Prefeito reagiu a desabafo de Igor Franco e diz que cortes atingem “privilégios” na máquina


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 05/09/2025 - 08:41

SANDRO MABEL FICOMEX
Cortes na máquina pública reforçam discurso de austeridade de Mabel, mas elevam tensões com aliados na Câmara (Foto: Alex Malheiros)

No mesmo dia em que o ex-líder do governo na Câmara, vereador Igor Franco (MDB), afirmou que tem sido alvo de “retaliações” do Paço Municipal, o prefeito Sandro Mabel (UB) respondeu com críticas diretas e a defesa do enxugamento de gastos. “Acabei com a mamata. Por isso, reclamam de mim”, disse, ao comentar mudanças na estrutura política da gestão e a perda de cargos vinculados a parlamentares.

As declarações ocorreram na tarde desta quinta-feira (4), durante a abertura da Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (Ficomex), no Centro de Convenções de Goiânia. Mais cedo, no plenário, Franco havia usado tom de desabafo para falar da destituição da liderança do governo e reforçar apoio à Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Limpa Gyn, além de criticar a Taxa de Limpeza Pública (TLP).

“O cara é líder do governo. Quem é líder tem que ser fiel ao governo. Quem é infiel… Vai ter os mesmos privilégios? Não”, afirmou Mabel. “Ele (Franco) tinha R$ 200 mil de cargo, eu fui descobrir isso agora também. Vai perder essas regalias. […] Eu enxuguei as tetas.”

Cortes e atritos

Mabel negou perseguição a vereadores, mas disse que não pretende atender quem “afronta o município” ou “não ajuda num momento difícil”. Ele associou as críticas que recebe a cortes na máquina pública, em especial na Comurg. Ao citar o deputado estadual Clécio Alves (Republicanos), o prefeito afirmou que foi alvo de ataques por ter interrompido “um dinheiro grande que ele tirava”.

“Sou advogado da cidade. Enquanto eu estiver aqui, estou protegendo o dinheiro público, fazendo render”, afirmou. “O tesourão está lá firme cortando.”

Segundo Mabel, a intenção é “arrumar a cidade” no mandato, ainda que isso traga desgaste político: “Não tenho medo de fazer as coisas”.

Sessão na Câmara: defesa da CEI e críticas à TLP

Na tribuna, Franco adotou tom mais brando, mas manteve críticas. Disse ter percebido “insatisfação nas ruas” com a limpeza urbana e questionou a efetividade da TLP. “A limpeza está uma merda”, afirmou, ao relatar acúmulo de lixo em vias da capital. O vereador também declarou que secretarias teriam sido orientadas pela Segov a não atender demandas do seu gabinete após sua saída da liderança, o que classificou como retaliação.

“Nunca me curvei para ser humano nenhum. Para me ver de joelhos, só Deus”, disse, ao reiterar que o bloco independente sofreu “todo tipo de pressão” antes de instalar a CEI da Limpa Gyn. “A CEI está publicada e vai acontecer.”

Franco citou ainda episódios de abordagens públicas do prefeito, como com ambulantes, que, segundo ele, o fizeram refletir sobre os “rumos da administração”.

Reconfiguração política

Além da destituição, a crise política ganhou corpo com a exoneração de Diogo Franco, irmão do vereador, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços. Diogo deve assumir a Diretoria de Recursos Humanos da Câmara, por indicação do vereador Luan Alves (MDB), presidente da CCJ.

No Diário Oficial de quarta (3), entretanto, o prefeito revogou exonerações de comissionados ligados a vereadores da base que apoiaram a CEI e a revogação da TLP em primeiro turno, gesto interpretado no Legislativo como tentativa de recompor pontes.

Questionado sobre o novo líder do governo na Câmara, Mabel apenas respondeu que “será nomeado”, sem indicar nomes ou prazos.

Leia mais:

https://tribunadoplanalto.com.br/ex-lider-de-mabel-igor-franco-denuncia-retaliacoes-e-cobra-postura-do-prefeito-sandro-mabel/

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa