O brasileiro está dormindo cada vez pior e a noite bem dormida pode ser impactada por diversos fatores como a ansiedade, estresse, ficar conectado até tarde nas redes sociais e as demais preocupações que querem conversar de madrugada. Uma pesquisa realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, em 17 países, incluindo o Brasil, mostrou que a ansiedade aparece em primeiro lugar (60%) entre os brasileiros como o principal fator que tira o sono, seguido das pressões financeiras (39%).
O sono não é apenas um momento de descanso, mas um processo ativo e vital para a recuperação e manutenção do organismo. Durante o sono, o corpo realiza várias funções críticas, como:
- Reparação dos tecidos: Durante o sono profundo contudo, o corpo libera hormônios que ajudam a reparar tecidos e músculos.
- Consolidação da memória: O cérebro processa e armazena informações adquiridas ao longo do dia.
- Regulação do humor: Dormir bem ajuda a equilibrar as emoções e reduzir o estresse.
A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que o sono reparador e de qualidade pode melhorar o humor, aumentar a produtividade e até mesmo fortalecer o sistema imunológico.
“A higiene do sono é fundamental para ajudar a mente a relaxar e – assim proporcionar uma noite mais tranquila. Por isso, é preciso ter uma rotina antes de deitar-se na cama”, ressalta a especialista.
Algumas recomendações que a Dra. Lorena passa aos seus pacientes:
- Pratique Atividade Física Regularmente: Exercícios físicos regulares podem melhorar a qualidade do sono, mas evite atividades intensas perto da hora de dormir. À noite, prefira exercícios leves como yoga ou alongamento, para relaxar o corpo.
- Gerencie o Estresse: Práticas de relaxamento como meditação, respiração profunda e técnicas de mindfulness podem ajudar a reduzir o estresse e preparar a mente para o sono.
- Rotina de sono: Mantenha horários regulares para dormir e acordar.
- Desligue eletrônicos: Evite telas antes de dormir para um sono mais tranquilo.
- Alimentação saudável: Opte por alimentação leve e evite cafeína e álcool antes de dormir.
- Livros: Crie o hábito da leitura antes de dormir.
- Gerencie o estresse: Técnicas de relaxamento ajudam a preparar a mente para o sono.
- Ambiente confortável: Crie um espaço escuro, silencioso e aconchegante para dormir.
“Dormir bem traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar geral, como a melhora da memória e concentração, fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio hormonal, já que o sono regula a produção de hormônios essenciais, como o cortisol e a insulina, ajudando a controlar o estresse e o metabolismo; saúde cardiovascular; e bem-estar emociona. melhorando o humor e reduzindo a probabilidade de ansiedade e depressão”, explica Dra. Lorena.
Hormônio do Sono – Produzida pela glândula pineal no cérebro, a melatonina é conhecida como o “hormônio do sono”. Sua principal função é regular o ciclo sono-vigília do corpo, sinalizando o momento de dormir. A produção de melatonina é influenciada pela luz: ela aumenta com a escuridão e diminui com a luz, o que explica porque a exposição à luz de telas antes de dormir pode prejudicar significativamente a qualidade do sono. Em casos de insônia crônica a reposição do hormônio melatonina pode ser iniciada pelo médico especialista.