Skip to content

Operação Legalidade apreende 50 kg de cobre e identifica furto de energia em Aparecida

Ação integrada vistoria comércios de reciclagem e peças automotivas; cinco pessoas foram conduzidas à delegacia


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 08/07/2025 - 17:41

Foto: divulgação

A Prefeitura de Aparecida, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou nesta terça-feira, 8 de julho, mais uma etapa da Operação Legalidade, com foco na fiscalização de estabelecimentos de reciclagem e comércio de peças automotivas. A força-tarefa contou com a participação do 45º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Regulação Urbana e Equatorial Goiás.

Durante vistoria em uma reciclagem no Jardim Helvécia, já anteriormente interditada, foram encontrados fios de alumínio com sinais de queima recente. A investigação identificou a origem do material com um indivíduo conhecido por Vinicius. Em diligência a uma residência próxima, foram localizados cerca de 50 quilos de cobre e mais indícios de queima de fios. Cinco pessoas foram abordadas no local e levadas à delegacia. A Equatorial Goiás também constatou furto de energia no imóvel, que utilizava ligação clandestina.

Estabelecimentos vistoriados

Além da ocorrência no Jardim Helvécia, a operação vistoriou outros quatro estabelecimentos. Uma loja de peças para motos na GO-040 foi notificada por órgãos de fiscalização, e outras duas lojas de peças automotivas receberam notificações para adequações ambientais e documentais. Já uma loja de peças usadas para pick-ups, no Bairro Cardoso, estava regularizada.

O secretário de Segurança Pública, coronel Godinho, destacou que a orientação do prefeito Leandro Vilela é integrar os esforços das forças de segurança e secretarias para garantir o cumprimento da lei. Segundo ele, a atuação conjunta permite respostas mais eficientes e as ações serão contínuas.

O coordenador de fiscalização da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Gustavo Viana, reforçou que o objetivo é assegurar que os comércios estejam de acordo com as normas ambientais, estruturais e de uso do solo, além de coibir receptação de materiais furtados.

Ao todo, 14 pessoas foram abordadas, cinco encaminhadas à delegacia, e cerca de 50 quilos de cobre e alumínio foram apreendidos. A Operação Legalidade é coordenada pelo GGIM e visa combater atividades ilegais, prevenir crimes ambientais, furtos de energia e garantir o funcionamento regular dos estabelecimentos comerciais em Aparecida.

 

Justiça autoriza retomada parcial de fábrica de rações em Goiás

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa