Skip to content

Pedágio eletrônico nas BRs 060 e 452 começa nesta quarta-feira (27) em Goiás; veja como vai funcionar

Sistema free flow entra em operação entre Goiânia e Itumbiara e permite pagamento sem parar em praças físicas.


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 25/05/2026 - 17:30

Pedágio eletrônico da BR-060 e BR-452 entra em operação a zero hora da quarta-feira, 27; veja como pagar - Rota Verde
(Imagem: Divulgação)

O primeiro pedágio eletrônico de Goiás começa a funcionar oficialmente à meia-noite desta quarta-feira (27) nas BRs 060 e 452, no trecho entre Goiânia e Itumbiara, passando por Rio Verde. O sistema utiliza o modelo free flow, em que o motorista não precisa parar para realizar o pagamento da tarifa.

A cobrança será feita automaticamente por meio de pórticos instalados ao longo das rodovias, equipados com câmeras, sensores e antenas capazes de identificar os veículos pela placa ou TAG eletrônica. No caso de caminhões e veículos pesados, os sensores também fazem a contagem de eixos para definir o valor correto da tarifa. Motocicletas estão isentas da cobrança.

Segundo a concessionária Rota Verde Goiás, o motorista terá até 30 dias após a passagem para efetuar o pagamento do pedágio. O sistema contará com quatro formas de pagamento: TAG automática, aplicativo da concessionária, site oficial e totens instalados nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs).

Ao todo, serão sete pontos de cobrança distribuídos entre as duas rodovias, somando 11 pórticos eletrônicos. A concessionária afirma que o modelo traz mais fluidez ao trânsito e maior segurança viária, especialmente em trechos de grande circulação.

Descontos para usuários frequentes

Motoristas que utilizarem TAG ativa terão direito a dois tipos de desconto. O primeiro é o Desconto Básico da Tarifa (DBT), que reduz automaticamente 5% do valor em todas as passagens. Já o Desconto de Usuário Frequente (DUF) oferece abatimentos progressivos para quem passa várias vezes pelo mesmo trecho ao longo do mês.

Segundo a concessionária, em alguns pórticos o desconto pode ultrapassar 90% até a 30ª passagem mensal.

Multa para quem não pagar

O não pagamento da tarifa dentro do prazo é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo após a penalidade, o valor do pedágio continuará sendo cobrado.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa