Skip to content

Pesquisa simula cenários para 2026 e testa nomes de Caiado e Gusttavo Lima


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 14/01/2025 - 10:33

Caiado e Gusttavo Lima (Foto: Divulgação)

A Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (13) o primeiro levantamento de 2025 sobre possíveis cenários para a disputa presidencial de 2026. O estudo testou o desempenho de diversos nomes, incluindo lideranças políticas tradicionais e figuras emergentes, como o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que não esconde o desejo de lançar seu nome no pleito e o cantor Gusttavo Lima, que embora citado espontaneamente, não foi incluído nos cenários estimulados.

Na sondagem espontânea, em que os entrevistados indicam nomes sem receber opções, figuras como Ronaldo Caiado, Gusttavo Lima (ainda sem partido) e Pablo Marçal (PRTB) foram citadas, mas cada uma com menos de 1% das menções. Esse resultado expõe o domínio de nomes mais conhecidos, como  o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na memória do eleitor.

Quando os entrevistados foram apresentados a uma lista de possíveis candidatos, o desempenho de Ronaldo Caiado oscilou entre 4,7% e 11%, a depender do cenário testado. Nos cenários onde figuras como Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Republicanos) estavam ausentes, Caiado conseguiu ultrapassar a marca de dois dígitos, com destaque para o cenário com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, onde Caiado alcançou 11%.

Por outro lado, Pablo Marçal, que já anunciou intenção de concorrer, chegou a atingir 11,6% no primeiro cenário testado, empatando tecnicamente com Ciro Gomes (PDT). Já Gusttavo Lima, apesar de sua popularidade como cantor e de menções espontâneas, não teve seu nome testado na pesquisa estimulada.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) continuam polarizando as intenções de voto. Nos cenários estimulados, ambos aparecem tecnicamente empatados, com Lula variando entre 34% e 34,9%, enquanto Bolsonaro oscila entre 33,9% e 37,3%.

Em cenários de segundo turno, Bolsonaro chega a vencer Lula com 45,7% contra 42,2%. Entretanto, em disputas com Michelle Bolsonaro ou Tarcísio de Freitas, Lula aparece à frente, mas com margens apertadas.

Os cenários que excluem Lula e Bolsonaro trazem diferentes combinações. Tarcísio de Freitas se destaca como a principal alternativa da direita, liderando com 26,6% em um cenário sem os dois ex-presidentes. Michelle Bolsonaro também tem apelo significativo, liderando em cenários com 29,5% contra adversários como Ciro Gomes e Fernando Haddad.

Ciro Gomes mantém-se estável em quase todos os cenários, variando entre 11,3% e 27,8%, enquanto nomes como Camilo Santana (PT), Helder Barbalho (MDB), e Gleisi Hoffmann (PT) aparecem com percentuais mais modestos.

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa
Close mobile menu