Skip to content

Prefeitura de Goiânia vai renovar 90% do parque de computadores até 2026

Gestão afirma que compra pela ata federal reduz custos e acelera a renovação do parque de informática


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 20/11/2025 - 08:33

Prefeitura de Goiânia
Primeiro lote, com 1.977 computadores, começa a ser entregue em janeiro de 2026 e deve atender dez secretarias (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia decidiu substituir quase todo o conjunto de computadores utilizados pelo município até junho de 2026. A atualização ocorrerá por meio da contratação da empresa mineira Líder Notebooks, a partir da adesão a uma ata de registro de preços do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do governo federal.

Ao todo, serão adquiridos 3,5 mil novos computadores, número que representa cerca de 90% dos equipamentos atualmente em uso. As outras 500 máquinas permanecerão em operação por terem sido compradas em 2023, durante a gestão Rogério Cruz (SD), e ainda estarem dentro da vida útil. Os itens que serão substituídos têm entre cinco e oito anos de uso, período considerado limite para o funcionamento adequado dentro da estrutura administrativa.

O contrato firmado com a Líder Notebooks soma R$ 11,7 milhões, com custo unitário de R$ 3.359 por equipamento, todos da marca Lenovo. A aquisição será formalizada pela Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), e cada órgão precisará aderir por meio de um Termo de Cooperação Interna. Até o início da semana, a Procuradoria-Geral do Município e a Agência Municipal do Meio Ambiente já haviam formalizado a adesão, garantindo 250 e 198 computadores, respectivamente.

Segundo o Paço Municipal, o uso da ata federal reduz custos e agiliza o processo em relação a uma licitação própria. A administração aponta que o valor atual representa economia superior a 47% em comparação com a compra realizada em 2023, quando cada computador custou R$ 6.435. Uma pesquisa de mercado feita neste ano indicou preços médios de R$ 4.845.

A Prefeitura afirma que a substituição é necessária porque a maior parte das máquinas está obsoleta, gerando lentidão, interrupções e gasto elevado com manutenção.

A entrega dos novos computadores começará em janeiro de 2026 e seguirá em lotes por secretaria, com conclusão prevista para junho. O primeiro lote inclui 1.977 unidades distribuídas entre dez órgãos municipais. A Secretaria Municipal de Administração deve receber a maior fatia, com 550 equipamentos.

Para a gestão, a renovação tecnológica trará reflexos diretos no atendimento à população, com serviços mais rápidos e estáveis, além de melhores condições de trabalho nas repartições.

Leia mais:

https://tribunadoplanalto.com.br/e-uma-administracao-que-faz-a-coisa-acontecer-destaca-mabel-durante-prestacao-de-contas-na-camara/

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa