skip to Main Content

Projeto “Livros nas Praças” acontece em Aparecida de Goiânia

Entre os 2 mil livros disponíveis estão obras acessíveis, como ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 títulos em braile para adultos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 20/05/2024 - 15:28

A ação, que é gratuita e aberta a toda a comunidade, começa hoje (20), no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU), no setor Cidade Vera Cruz, e segue até o final da semana na localidade, das 9 às 16 horas

Aparecida de Goiânia recebe até sábado (25) o projeto “Livros nas Praças”, uma biblioteca sobre rodas que conta com mais de 2 mil livros. A ação, que é gratuita e aberta a toda a comunidade, começa hoje (20), no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU), no setor Cidade Vera Cruz, e segue até o final da semana na localidade, das 9 às 16 horas. A iniciativa é promovida pela BRK, empresa subdelegada da Saneago para os serviços de esgotamento sanitário no município, e organizada pela produtora cultural Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental.

Entre os 2 mil livros disponíveis estão obras acessíveis, como ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 títulos em braile para adultos. Além disso, o interior do ônibus é climatizado e adaptado com cadeira de transbordo, indicada para cadeirantes e idosos que querem ter a experiência de escolher seus títulos. O veículo também dispõe de espaço lúdico, para proporcionar um ambiente agradável ao público infanto-juvenil.  Cada pessoa pode retirar até dois livros por vez, mediante a apresentação da carteira de identidade e comprovante de residência.

Durante a realização do projeto, alunos das Escolas Municipais Cidade Vera Cruz 1, Vera Cruz 2, Amélia Cândida Brasil, Santo Antônio, Ari Caetano da Costa e Cidade Satélite São Luiz irão conhecer o acervo e participar de atividades literárias.  “A leitura é um hábito de fundamental importância, tanto por proporcionar a aquisição de novos conhecimentos, quanto por fomentar o desenvolvimento da capacidade de reflexão e da criatividade. Neste sentido, temos como meta incentivar cada vez mais a leitura entre crianças e adolescentes”, explica a gerente de administração contratual, comunicação e responsabilidade social na BRK de Goiás, Renata Danzi.