Skip to content

Saiba porque Renan Santos está com a campanha e presença em debates suspensos pelo STE

Toffoli aponta omissão de perfis nas redes sociais e barra propaganda, verba do Fundo Eleitoral e participação em debates


Por Carlos Nathan Sampaio em 31/08/2026 - 15:24

Saiba porque Renan Santos está com a campanha suspensa pelo STE
(Foto: Reprodução)

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a suspensão da campanha presidencial de Renan Santos, do partido Missão, e de seu vice, Aroldo Medina. A decisão foi assinada no domingo (30) e tornada pública nesta segunda-feira (31).

Toffoli é o relator do processo de registro de candidatura da chapa e já vinha sinalizando preocupação com o caso desde o fim de semana, quando adiou o julgamento do pedido. Segundo ele, há indícios de que a campanha se beneficiou de perfis em redes sociais que não foram devidamente comunicados à Justiça Eleitoral, conforme exige a legislação vigente.

De acordo com o ministro, a lei eleitoral determina que todos os canais usados para propaganda digital sejam declarados no momento do registro da candidatura. No caso de Renan e Aroldo, apenas uma conta na rede X e um site haviam sido informados em 7 de agosto. Um novo levantamento, entregue à Corte somente em 19 de agosto, revelou a existência de 18 contas adicionais.

Para Toffoli, esse atraso configura uma “omissão estratégica”, já que permitiu que perfis não identificados operassem à margem da fiscalização, favorecidos por algoritmos pouco transparentes e por uma aparência de perfis comuns, driblando o controle social e legal previsto para a propaganda eleitoral.

Como consequência, ficam suspensos a veiculação de propaganda nos perfis não declarados, o repasse de recursos do Fundo Eleitoral e a participação da chapa em debates na TV, no rádio, em podcasts e em outros veículos de comunicação.

Até a publicação desta matéria, Renan Santos não havia se manifestado publicamente, mas confirmou uma coletiva de imprensa para esta tarde, em São Paulo, onde deve comentar a decisão do TSE.

Pesquisa